Influenciadores fazem Green Trip pela Europa (e Portugal está no roteiro)

Para dar visibilidade a projectos na área da sustentabilidade, a União Europeia (UE) está a promover o Green Trip, uma iniciativa que levará 15 influenciadores digitais a visitarem mais de 70 projectos no espaço comunitário. Portugal integra a lista de cinco países a visitar, a par da Alemanha, Bélgica, Grécia e Lituânia.

Em cada país, os influenciadores seguirão três rotas diferentes, nas quais irão descobrir «ideias inovadoras, apresentar projectos inspiradores e falar com agentes de mudança nas áreas da mobilidade, alimentação, habitação, conservação e cadeias de produção», explica a Direcção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia, responsável pelo projecto. “Ding-Dong” é o conceito que dá o mote à campanha.

Em Portugal, os influenciadores escolhidos para a Green Trip são Anna Masiello (com 24 mil seguidores no Instagram), Catarina Barreiros (59 mil seguidores) e Afonso Cabral Lopes (41 mil seguidores). Os três irão atravessar o País «tocando à porta de uma variedade de projectos sustentáveis e embaixadores locais para se inspirarem com as suas acções amigas do ambiente». As rotas irão girar em torno de temas como o desperdício zero, protecção da vida marinha, gestão sustentável de recursos e promoção de pequenos hábitos diários que podem fazer a diferença para o nosso planeta.

A viagem dos três influenciadores poderá ser acompanhada nas suas páginas próprias de Instagram. Cada viagem culminará com a organização de um Big Green Challenge, que apresenta uma iniciativa sustentável específica viabilizada pela UE. Em Portugal, os projectos em destaque são o Zero Waste Lab, o 516 Arouca e o Gerês-Xurés.

Artigos relacionados