Impressões digitais são os novos cookies dos dispositivos touch

impressoes-digitaisSegmentar anúncios em dispositivos touch através de impressões digitais é o objectivo da tecnologia criada pela Ringleader Digital, que está a ser testada pela AOL e pela Microsoft. Os seus criadores, avança o Marketing News, acreditam que esta tecnologia possa vir a substituir o sistema de cookies, utilizados pela maioria dos anunciantes online. Quando um equipamento de tecnologia táctil reconhece uma impressão digital, os anunciantes poderão analisar o comportamento do seu utilizador mediante informações semelhantes às oferecidas pelos cookies. Face a este sistema, a tecnologia da Ringleader Digital assume a vantagem de os dados não poderem ser apagados, o que permite aos anunciantes uma análise ao longo de toda a vida útil do dispositivo. A técnica tem suscitado críticas de alguns defensores da privacidade, que consideram abusivo que as empresas tenham acesso ao comportamento do utilizador e que não possam ser apagadas as informações que foram sendo registadas pela sua navegação. De facto, a Ringleader tem em mãos um processo judicial por ter sido acusada de utilizar o sistema HTML5 do iPhone e iPad para instalar dispositivos que rastreiam a navegação dos utilizadores, por vezes sem o seu conhecimento. O CEO da empresa, Bob Walczak, afirma que perante esta situação a empresa aprendeu a ser «mais transparente. Agora os utilizadores devem aceitar as condições de privacidade e a política de utilização para aderir ao sistema».

Artigos relacionados