IKEA quer comprar os artigos que os clientes têm em casa e que já não usam

Pela primeira vez desde que a IKEA abriu portas, os clientes terão oportunidade de vender artigos da marca… Em vez de comprar. Este ano, a marca sueca de mobiliário e decoração vai substituir a habitual Black Friday pela iniciativa “Buy Back Friday”, respondendo às novas necessidades dos clientes e inspirando a adopção de uma economia circular.

A iniciativa abrange todas as lojas da IKEA em 27 mercados, incluindo Portugal, entre os dias 24 de Novembro e 3 de Dezembro. Os clientes poderão dar nova vida a produtos que já não querem ter em casa e ainda ganhar algum dinheiro com isso: por cada venda, o cliente receberá um cartão presente da marca com validade de um ano que poderá ser usado em qualquer loja IKEA Portugal.

Segundo a insígnia, o valor de compra dependerá do tipo de artigo e do seu estado de conservação, podendo ir até 50% do preço original. Os membros IKEA Family têm benefícios acrescidos, uma vez que recebem ainda 50% adicional do valor que for atribuído aos móveis.

«Queremos oferecer aos nossos clientes soluções e alternativas sustentáveis para os artigos que já não precisam, mesmo que tenham sido úteis, funcionais e ajudado a criar memórias ao longo dos anos», explica Helena Gouveia, directora de Marketing da IKEA Portugal.

Segundo a responsável, a IKEA está a explorar novos modelos de negócio para desenvolver ofertas comercialmente viáveis mas que também contribuam para um ciclo de vida mais longo para os produtos. «Mais do que uma compra por impulso de artigos de que na verdade não precisamos tanto, durante a Black Friday queremos ajudar os clientes a dar uma segunda vida aos seus móveis e a adoptar um consumo mais responsável», sublinha.

Ana Barbosa, responsável de Sustentabilidade da IKEA Portugal, acrescenta que a visão da marca sempre foi criar um dia-a-dia melhor para as pessoas e isso passa também pela forma como cuidamos do planeta. De acordo com a profissional, «ser circular é uma boa oportunidade de negócio, bem como uma responsabilidade, e a crise climática exige que todos nós repensemos radicalmente os nossos hábitos de consumo».

Isso envolve, por exemplo, a reparação, reutilização e transformação, além da reciclagem. Só no ano passado, o Grupo Ingka, que detém a IKEA, deu uma segunda vida a 47 milhões de produtos recuperados, reembalando-os e vendendo-os de novo nas suas lojas.

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