IKEA começa a usar veículos eléctricos para entregas em Portugal
A partir de hoje, começam a circular na Grande Lisboa veículos eléctricos com móveis e artigos de decoração IKEA no seu interior. A marca sueca anuncia que já arrancou o primeiro teste de entregas a partir de veículos eléctricos em Portugal, sendo que o objectivo é atingir 20% do total de entregas no País até Agosto.
Para este novo projecto, a IKEA conta com a TNB como parceira, sendo que a transportadora conta, numa fase inicial, com quatro carrinhas movidas a electricidade. Segundo a marca, este é mais um passo no sentido de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e de tornar as operações mais sustentáveis.
Até 2025, a IKEA ambiciona tornar o seu serviço de entregas 100% eléctrico. A nível mundial, a IKEA realiza 50 milhões de entregas por ano. Em Portugal, são 175 mil as encomendas que chegam a casa dos clientes anualmente através do serviço de entrega ao domicílio.
Em comunicado, a marca indica que o confinamento levou a um crescimento do comércio electrónico e das entregas que, por sua vez, provoca um aumento da polução, congestionamento e ruído. A frota eléctrica poderá ajudar a mitigar alguns destes aspectos negativos.
«Para nós, trata-se de equilibrar o nosso crescimento económico com o impacto positivo no planeta e nas pessoas. É por isso que estamos muito satisfeitos por estarmos a iniciar o nosso caminho neste grande objectivo, contribuindo para o combate das alterações climáticas e a proporcionar um mundo e um futuro melhor, mais verde e mais justo», afirma Ana Barbosa, responsável de Sustentabilidade da IKEA Portugal.
Frederico Beck, CEO da TNB, acrescenta que a transportadora é parceira da IKEA desde 2007 e que inovação e desenvolvimento sempre foram palavras-chave. Segundo o responsável, o novo projecto é «muito ambicioso e inovador, sendo que a TNB tem vindo a investir fortemente na forma mais sustentável de fazer chegar os produtos às casas dos consumidores».