IKEA combate violência doméstica com linha de apoio ao cliente

No âmbito do Dia Internacional da Mulher, a IKEA junta-se, pelo terceiro ano consecutivo, à Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) para continuar a apoiar as vítimas de violência doméstica. Uma das medidas desta parceria foi a transformação na Linha de Apoio ao Cliente da IKEA numa linha de informação e apoio a estas vítimas, com mais de 160 chamadas reencaminhadas desde o ano passado.

Ao ligar para a IKEA, as vítimas podem seleccionar o reencaminhamento para o Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica, que garante o atendimento por uma equipa técnica especializada, de forma anónima e confidencial. Desta forma, ao ligar, a chamada fica registada como sendo para a IKEA.

Este ano, a IKEA reforça também o fundo de apoio à autonomização, tendo, até à data, contribuído com um total de 37 mil euros ao longo de 3 anos de parceria, para apoiar mulheres que estão temporariamente acolhidas em Casas de Abrigo da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.

Este fundo, que já apoiou 26 pessoas até ao momento, tem como objectivo possibilitar que estas mulheres, uma vez garantidas as condições de segurança, tenham a oportunidade de recomeçar as suas vidas, com acesso a uma habitação própria, e assistência para pagar as rendas iniciais. A responsabilidade pela distribuição destes apoios é da CIG e destina-se exclusivamente a mulheres que se encontram já em processo de autonomização.

«Na IKEA, acreditamos que a igualdade começa em casa e que esta tem de ser, antes de mais, um lugar seguro. Infelizmente, os dados continuam a mostrar-nos que ainda não é possível que todas as pessoas se sintam seguras e confortáveis em casa, e queremos ter um papel activo no combate a este flagelo. É essencial permitir a estas pessoas que reconstruam a sua vida, e a casa é uma parte essencial deste processo», afirma, em comunicado, Cláudia Domingues, directora de Comunicação da IKEA Portugal.

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