Identidade da Trienal de Arquitectura premiada nos Tokyo Type Directors Club

A identidade gráfica da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2019 foi distinguida com um prémio de Bronze na competição internacional Tokyo Type Directors Club 2021. O trabalho é assinado por Marco Balesteros, fundador do ateliê Letra, e faz parte da lista dos 100 Prize Nominee Works, o que significa que é um dos melhores do Mundo em termos de design gráfico.

O prémio Bronze é conquistado graças à distinção da identidade da Trienal de Arquitectura em quatro categorias: “Mark & Logotype / CorporateStationery / Branding”, com o conceito geral de identidade; “Editorial / Book Design”, com a colecção de cinco livros para A Poética da Razão; “Small Graphics”, com os folhetos e desdobráveis; e, ainda, “Poster B”, com os mupis e cartazes que materializaram a campanha outdoor.

Esta é já a segunda distinção internacional que as peças gráficas da quinta edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa recebem. Para chegar a esta imagem, Marco Balesteros inspirou-se na letra “T” e criou várias formas sobrepostas e misturadas, que deslizam e se encaixam.

Segundo a organização do evento, “é neste jogo de formas e através da sua cartografia que todo o universo visual foi edificado. Esta linguagem aliada ao uso de cores fortes e fluorescentes acabou por ter um impacto na receptividade do público e dos seus pares, tanto a nível nacional como internacional”.

Artigos relacionados