Ideal Clube de Fado abre portas no Porto para homenagear o lado tradicional deste estilo musical
Abre hoje no Porto o Ideal Clube de Fado um novo espaço especialmente dedicado ao Fado clássico. Na vertente mais conhecida como Fado Tradicional, a emoção dos artistas, a liberdade temática dos poemas cantados, a improvisação musical e a cumplicidade com o público são os elementos fundamentais de cada concerto.
A actividade do Ideal Clube de Fado começou em 2019 no restaurante e bar Galeria de Paris, com uma proposta de concertos diários exclusivamente dedicados ao Fado Tradicional. O conceito surgiu como uma forma de contrariar a tendência de se adaptar o repertório dos fadistas, ao incluir marchas, folclore e outras canções, para que o Fado se torne mais comercial e turístico.
No novo espaço do Ideal Clube de Fado, além dos concertos diários de Fado puro ao final da tarde, as noites de sexta, sábado e domingo prestam homenagem a personalidades que marcaram a história do Fado. Paralelamente, haverá um programa de concertos de Fado dedicado a temáticas específicas e aulas de canto, de guitarra portuguesa e de viola, workshops e tertúlias de poesia.
O concerto de inauguração acontece hoje, às 21h, com um tributo a Fontes Rocha e a Beatriz da Conceição, duas personalidades do Fado do Porto, cuja interpretação estará a cargo de Carla Cortez, Fernanda Moreira, Gina Santos e Pedro Ferreira. O acompanhamento conta com Mário Henriques na guitarra portuguesa e Ricardo Pons na viola.