“Hugh’s Fish Fight” revela o que «a indústria preferia que não soubéssemos»
Mais de um milhão de toneladas de peixe consumível são deitadas ao mar, todos os anos, em águas europeias, devido aos regulamentos da UE. São as chamadas “devoluções”. No sentido de alterar a legislação, foi criado no Reino Unido o “Hugh’s Fish Fight”, um programa de televisão apresentado pelo chef Hugh Fearnley Whittingstall, premiado com um BAFTA (British Academy of Film and Television Arts), e que deu azo à campanha Fish Fight, que pede um ponto final à prática de deitar peixe ao mar. De momento, foram mais de 700 mil aqueles que assinaram a petição da Fish Fight para a reforma da Política Comum das Pescas.
A voz será também dada aos portugueses. O programa de uma hora tem estreia marcada em Portugal para o dia 14 de Agosto, às 21h, na RTP2, e a campanha está disponível em português, em www.fishfightpt.com.
Em Portugal a iniciativa conta com o apoio de figuras públicas como Sílvia Alberto, Virgílio Castelo, DJ Ride, Fernando Alvim, Ricardo Diniz, Rodrigo Leão e dos Chefs Anna Lins, Bertilio Gomes, Chakall e Paulo Morais.
«”Hugh’s Fish Fight” fala-nos de coisas que a indústria preferia que não soubéssemos. É televisão genial», referiu o Sunday Times.