Hotéis Hilton vão ter concierge robô

Chama-se Connie e não deverá ter mais de um metro de altura, porém tem dentro dele a tecnologia do supercomputador Watson da IBM. A tecnológica juntou-se à cadeia de hotéis Hilton Worldwide para um projecto-piloto em que o pequeno robô, nomeado em homenagem a Conrad Hilton, desempenha o papel de concierge. Esta é a primeira vez que a IBM desenvolve um robô baseado no Watson para a indústria hoteleira, garante em comunicado.

O Connie vai trabalhar lado a lado com a equipa do Hilton McLean, no estado de Virginia nos Estados Unidos da América, sendo que as suas funções são ajudar com os pedidos dos hóspedes, personalizar as suas experiências e oferecer-lhes mais informação para que possam planear a viagem. Ainda em processo de aprendizagem, o Connie deverá ser capaz de saudar os visitantes assim que chegam e responder às suas questões de forma amigável e informativa.

“Quantos mais hóspedes interagirem com o Connie, mais ele aprende e adapta e melhora as suas recomendações”, explica a IBM. O hotel tem ainda outra vantagem em ter um concierge alimentado pelo Watson: as questões feitas ao Connie por parte dos hóspedes podem, depois, ser acedidas pelos funcionários do hotel para melhorar as estadias.

Além do Watson, o Connie tem dentro dele também a plataforma de viagens WayBlazer, pelo que o robô consegue sugerir locais para visitar ou eventos para ir.

Artigos relacionados