HomeLovers: Explorar a ligação emocional aos espaços

Numa altura em que o mercado tinha atingido mínimos históricos (2010), vimos uma oportunidade de reinvenção do mercado imobiliário tradicional que, à época, tinha atingido o ponto de saturação e atravessava uma fase crítica. O negócio foi iniciado em 2011 com foco no arrendamento, numa altura em que a maioria das empresas estava focada na venda de imóveis. A HomeLovers inovou na sua abordagem e decidiu tratar os clientes pelo nome e não usar o vocabulário típico da área, como “imóveis”. Em vez disso, usou a palavra “casa” e explorou a ligação emocional e o sentimento de pertença que as pessoas têm pelo espaço – “Home Is Where Your Heart Is”.

Cada passo foi pensado com os pés bem assentes na terra, mas sem nunca deixar de lado o amor, entrega e paixão que a HomeLovers desde cedo nos faz sentir. Na altura, as marcas ainda não tinham uma forte presença nas redes sociais. Começámos, mais uma vez sem receio, a desbravar o Facebook. Sem modelos a seguir, voltámos a ser pioneiros e disruptivos. Procurávamos, sobretudo, casas em segunda mão, reabilitadas, com a curadoria da HomeLovers. Crescia assim um novo conceito, com atenção ao detalhe e cuidado com a imagem – transformamos casas com alma de uns em casas de sonho de outros.

Eu tratava da imagem da marca e da página de Facebook enquanto o Miguel fazia visitas às casas, fotografias e negócio. O interesse começou a chegar a partir de comentários que as pessoas deixavam nas publicações e por mensagem privada. Em 2013 fomos considerados por Mark Zuckerberg um exemplo de sucesso, numa página criada pelo próprio. Essa também é uma das nossas missões – o lado explorador da HomeLovers faz com que desbravemos alguns caminhos que acabam por nos levar ao sucesso e faz com que as outras marcas sigam o mesmo percurso.

Rapidamente a marca ganhou notoriedade. À medida que cresciam o número de casas, as pessoas e as páginas nas redes sociais, a facturação também crescia, bem como a equipa.

Criámos uma curadoria HomeLovers – como um selo/garantia de qualidade. Definimos, ao longo do crescimento da marca, alguns pontos essenciais para a diferenciação no mercado: a nossa imagem, a qualidade das fotografias, inspiradoras e criadas para mostrar o melhor das casas e para que as pessoas, ao olharem para as fotos, sintam e imaginem como viveriam naquela casa. A disposição, as cores, a decoração, que peças poderão usar, os almoços em família, a vida a dois, a vida com patudos, enfim, que sintam que aquela pode ser a sua casa.

Aprendemos, porque nos deixamos guiar pelos nossos clientes e por termos escolhido ser inovadores e lidar com a incerteza, com o erro, com a experiência e com teste.

Texto de Magda Cunha Varella, Co-founder da HomeLovers

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 321) da Marketeer.

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