H&M disponibiliza máquina para reciclar peças de roupa antigas
Chama-se Looop e é um novo serviço da H&M que permite transformar peças de roupa antigas em novos artigos, em apenas algumas horas. Por enquanto, o serviço está apenas disponível numa loja da marca em Estocolmo, na Suécia.
A máquina de reciclagem têxtil permite, por exemplo, transformar uma velha saia em malha num cachecol ou um antigo fato de karaté numa camisola. Estes foram alguns dos exemplos criados pela marca em parceria com os embaixadores do projecto, nomeadamente a antropóloga britânica Jane Goodall, a cantora americana SZA, o activista hondurenho Vic Barret e a manequim romena Andreea Diaconu, usando peças cedidas pelos próprios embaixadores.
De acordo com a H&M, «esta é a primeira vez que uma marca de moda apresenta um sistema de reciclagem peça-para-peça em loja». Na loja da Drottninggatan, em Estocolmo, a marca dá a oportunidade aos seus clientes de verem como esta máquina recicla têxteis velhos em algo novo.
Este é mais um passo da H&M no seu compromisso de “fechar o ciclo da moda”. «O Looop integra um plano maior – a ambição da H&M é tornar-se totalmente circular e positiva para o ambiente, estando a trabalhar em diferentes projectos para atingir este objectivo. Devemos inovar nos materiais e processos, inspirando os clientes a utilizar as suas peças de roupa o máximo de tempo possível», sublinha a marca em comunicado.