Haverá salvação para a Netflix? Streamer perde quase 1 milhão de subscritores
Depois de perder 200 mil subscritores no primeiro trimestre do ano, a Netflix continua num cenário pouco favorável. A plataforma de streaming contabiliza agora menos 970 mil membros, uma perda que, ainda assim, ficou abaixo da previsão de menos dois milhões de subscritores até Junho.
No total, o lucro da gigante do streaming no segundo trimestre de 2022 ficou nos 1,4 mil milhões de dólares, mais 100 mil dólares do que nos três meses anteriores. Também a receita registou um pequeno aumento (8,6%) quando comparada com o mesmo período do ano passado, alcançando os 7,9 mil milhões de dólares.
A grande perda de clientes deu-se nos mercados norte-americano e canadiano, com um total de menos 1.3 milhões de subscritores. Contudo, este retrocesso foi contrabalançado com um ganho de novas contas noutros países.
“O nosso desafio, mas também a nossa oportunidade, é fazer crescer a receita e subscrições ao continuarmos a melhorar o nosso produto, conteúdo e estratégia de marketing, tal como temos feito ao longo dos últimos 25 anos”, comenta a empresa, citada pela CNN Business.
Uma bóia salva-vidas chamada “Stranger Things”
Aquilo que parece ter mantido a Netflix “à tona da água” é a série que tem conquistado audiências, “Stranger Things”. A quarta temporada da série, que estreou a 27 de Maio, gerou 1,3 mil milhões de horas de visualização ao longo do mês seguinte, tornando-se a temporada de uma série em língua inglesa com melhores resultados na plataforma de sempre.
Contudo, nem só de sucessos ficcionais se faz uma empresa e, como tal, a plataforma revela alguns dos planos que tem em cima da mesa para colmatar o período atribulado que tem passado no pós-pandemia. Entre eles está o melhoramento da forma como é gerada a monetização.
Em breve será então lançado um novo plano de pagamento, mais barato, mas que inclui anúncios, além de chegar ao fim a partilha de contas entre diferentes lares. Segundo a plataforma, existem actualmente mais de 100 milhões de casas que usufruem da Netflix sem pagar.
“Sabemos que vai ser uma mudança para os nossos membros. O nosso objectivo é encontrar uma oferta para pagantes fácil de usar que funcione tanto para clientes como para a empresa e que possamos lançar em 2023”, diz a Netflix.