Há três frases mágicas para deixar de receber chamadas de spam. Sabe quais?

As chamadas comerciais têm sido uma das coisas que mais incomodam os utilizadores, porque além de, na grande maioria dos casos, o que oferecem não interessa, muitas vezes apanham quem atende o telefonema no pior momento.

A ideia que dá é que estas empresas têm um sexto sentido para contactar a pessoa na pior altura. E não é só o facto de isto acontecer uma vez por dia, mas há casos em que se recebem várias destas chamadas de spam numa questão de poucas horas.

Além disso, sendo o aumento do cibercrime e as chamadas uma das formas mais populares pelas quais se consegue enganar alguém, é normal que se queira acabar com este tipo de chamadas, para não criar mais confusão entre uma chamada comercial e uma fraude telefónica.

É de notar que antes de mais, e para que estas frases sejam eficazes, deve certificar-se de que não permitiu ou se inscreveu em nenhum local onde tenha aceitado estas comunicações. Neste caso, estas são as três frases que acabarão com as irritantes chamadas de spam.

“Remover o meu número da sua base de dados”

A verdade é que, quer tenha aceitado ou não as comunicações comerciais, esta frase é a mais eficaz para as terminar. Todas as pessoas têm o direito a poder desistir deste tipo de comunicação e podem solicitá-lo na própria chamada.

“Não solicitei contacto comercial”

As empresas aproveitam qualquer forma de entrar em contacto consigo, seja por telefone, SMS ou e-mail, pelo que, se tiver a certeza de que não deu qualquer permissão, deve dizer claramente que não quer que lhe liguem e lembrá-los de que estão a cometer um acto ilegal.

“É ilegal entrar em contacto comigo neste momento”

Parte da regulamentação da Lei de Defesa do Consumidor estabelece que existem dois horários estabelecidos para a realização destas chamadas, sendo que fora destes é proibido o contacto com o utilizador.

Só lhe podem ligar de segunda a sexta-feira, excepto feriados, das 9h00 às 21h00. Embora a verdade seja que as companhias telefónicas se regem por horários diferentes, só podendo telefonar de segunda a sexta-feira, excluindo feriados, o horário em que o podem fazer é das 10h00 às 15h00 e das 16h00 às 21h00.