Há mais marcas a aderir aos princípios da comunicação responsável

A IPG Mediabrands divulgou o seu Índice de Responsabilidade dos Media, relativo aos segundo semestre de 2020, destacando-se uma maior adesão das marcas aos 10 princípios de responsabilidade na comunicação.

Este relatório quantitativo visa elevar os padrões do sector dos media em torno da segurança por parte das marcas e da responsabilidade na publicidade. Este índice mais recente, liderado pela Reprise, agência do Grupo Mediabrands, revela uma maior adesão aos 10 Princípios de Responsabilidade de Media (MRPs), com um aumento médio de 11 pontos percentuais em todos os parâmetros de avaliação.

Os aumentos mais significativos foram observados nos princípios de promoção do respeito e responsabilidade da rede de agências, bem como em muitas plataformas que melhoraram os seus esforços para reduzir o discurso de ódio, aumentar o rigor informativo e lutar contra a desinformação.

«Criámos o Índice de Responsabilidade dos Media com a convicção de que as plataformas sociais iriam receber o nosso Índice como uma ferramenta útil, em vez de ser considerado como mais outro ranking. Este índice atual mostra que as plataformas foram receptivas à nossa iniciativa e agiram rapidamente para, em conjunto, trabalhar com o objetivo de contribuir para um futuro mais positivo para a publicidade e melhorar o mundo», afirma Elijah Harris, global head of Social da Reprise, Mediabrands.

O Índice de Responsabilidade de Media conclui também que as plataformas com mais lacunas relativamente ao MRP tiveram a grande oportunidade de melhorar, com destaque para o TikTok; todas as plataformas deram passos significativos na aplicação de políticas de desinformação, integridade eleitoral e saúde; muitas plataformas têm o objectivo de permitir mais controlo sobre os ambientes Feed e User Generated Content é; as plataformas querem fazer melhor e estão comprometidas com a responsabilidade dos media; por último, pressionar e criar uma cultura de responsabilidade funciona, mas ainda há trabalho a fazer.

Os MRPs da Mediabrands foram oficialmente adoptados pela associação americana de agências de publicidade 4As e o Índice foi apoiado pela GARM, órgão global do sector no que respeita ao governo da responsabilidade dos media.

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