Há cinco elementos escondidos nesta curta. Consegue encontrá-los?

Arrancou na segunda-feira a campanha da Disney produzida para a época festiva que se aproxima. Com três minutos de duração, o filme de animação foi feito internamente e segue a mesma lógica dos restantes filmes que os estúdios produzem.

Como neste caso havia o objectivo de que a mensagem passasse tanta para os públicos mais infantis como para os seus avós, foram escondidos cinco elementos (objectos, mas não só) que fazem referência ao passado mais antigo e mais recente da Disney. Para saber quais são acompanhe a entrevista que fizemos a Joss Hastings, vice presidente de Marketing e Comunicação da unidade de Consumer Products EMEA na The Walt Disney Company.

O Reino Unido tem uma longa tradição com óptimos anúncios de Natal. Acredita que este estará no topo em 2020?

Os anúncios de Natal têm um histórico incrível no Reino Unido e os lançamentos anuais geram uma grande quantidade de conversa e agitação social. Sempre adorei ver o que diferentes marcas apresentam a cada ano que passa e é empolgante para a Disney fazer parte do alinhamento este ano.

O nosso objectivo era criar algo intemporal, emocionante e exclusivo da Disney e de que os nossos fãs gostassem. Estamos entusiasmados com a resposta até agora. Vamos deixar que o público decida quais são os seus [anúncios] favoritos e quem deve ocupar o primeiro lugar.

A Disney é uma presença familiar no dia de Natal. Em que tradições a marca está presente nesse período (em anos normais)?

Sabemos que a Disney desempenha um papel importante para as famílias durante a época festiva – seja a assistir a filmes da Disney com outras pessoas, a brincar com brinquedos e jogos Disney ou pela visita a parques da Disney – e que elas têm uma forte ligação emocional com os nossos personagens.

Para nos ajudar a afinar a estratégia e desenvolver o conceito criativo, conversámos com famílias de toda a região para perceber melhor como é que a Disney se encaixa nas suas vidas durante o período festivo e o que gostariam de ver num anúncio de Natal da Disney.

Disseram-nos que tem tudo a ver com nostalgia, magia, tradições e união de famílias… E nós apoiámo-nos na tradição da empresa de contar histórias para dar vida a esses temas através de uma campanha.

“From Our Family to Yours” é o claim do anúncio. O que é suposto transmitir?

“From Our Family to Yours” representa não só a importância da família, mas também da família de marcas e personagens pelos quais a Walt Disney Company é conhecida. O anúncio é sobre o poder da família, as tradições que criam memórias mágicas e o papel da Disney em fazer a ligação entre gerações. Mas verá como o slogan também funciona no retalho na Disney, Star Wars, Marvel e Pixar.

Escolheram usar storytelling num anúncio de três minutos. Funciona?

A nossa estratégia era alavancar a nossa tradição de contar histórias para criar um anúncio de Natal exclusivo da Disney. Quando construímos a história, abordámo-la de maneira semelhante a um curta-metragem da Disney. Com apenas três minutos para contar a história, temos que colocar os personagens e a emoção no centro. Para que qualquer história seja emocionante  é necessário que a audiência se envolva, de facto, com os personagens e que seja criada uma narrativa convincente que nos leve numa viagem com eles.

Existem alguns objectos escondidos no filme que fazem uma ligação ao universo Disney. Quais são e por que foram os escolhidos?

Os “easter eggs” da Disney (objectos escondidos) estão lá para surpreender e encantar os fãs. Há muitos objectos escondidos nos nossos filmes animados e a nossa equipa de Imagineers adora escondê-los nos nossos parques. Pareceu-nos adequado incluir alguns neste anúncio. Quem tiver olhos de águia deve ser capaz de detectar cinco Mickeys “escondidos” no anúncio. Também incluímos um clipe da nossa mais recente curta da Disney +, “Once Upon a Snowman”, na TV de Lola; um globo de neve com o castelo da Disneyland Paris dentro; uma placa com o design da estrela Atahallan de Frozen 2 e algumas revistas National Geographic.

Escolhemo-los por vários motivos. Em primeiro lugar, o amor de Lola pela Disney começa a partir do momento em que ela recebe o seu primeiro peluche do Mickey Mouse no início do filme, então é provável que ela tivesse vários desses objectos, que se acumularam ao longo dos anos. E para aqueles que estão a assistir ao anúncio, queríamos garantir que incluímos uma grande variedade de franchises para fazer a ligação com vários tipos de fãs.

Há uma música forte no anúncio. Quais os motivos na base da escolha desta jovem compositora?

A Griff é incrivelmente talentosa e tem um alcance vocal que achamos que funcionou perfeitamente com a letra. Era também importante que a artista tivesse uma ligação pessoal com essa história. Filha de pais chineses e jamaicanos, Griff tem a experiência da partilha de membros da família que se reúnem, partilhando diferentes tradições e criando memórias mágicas no Natal.

Uma vez mais, fizeram uma parceria com a Make-a-Wish. Como vai funcionar?

O Natal é uma época de dar e retribuir e queríamos criar uma campanha que pudesse apoiar um dos nossos parceiros de solidariedade de longa data, a Make-A-Wish. Juntos trazemos o poder da nossa marca, histórias e personagens para inspirar e criar “Moments that Matter” para as crianças e para as pessoas que lhes são próximas quando mais precisam.

Os lucros da venda da edição especial do brinquedo vintage do Mickey Mouse e do single “Love Is A Compass” serão doados à Make-A-Wish.

Veja ou reveja o filme:

Texto de Maria João Lima

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