Há 9 campanhas portuguesas finalistas dos Cannes Lions 2023
Já foram reveladas as shortlists de um dos galardões mais antecipados do ano no mundo da publicidade, da criatividade e do deisgn – os Cannes Lions. Em 2023, Portugal conta com 9 trabalhos a votos em 17 categorias dos prémios.
“The Forgotten Team”, criada pela Dentsu Creative para a MEO, é a campanha presente no maior número de shortlists – um total de 6 –, incluindo Promotional Items & Printed Media e Market Disruption em Outdoor, Sports Live Experience, Fan Engagement/Distribution Strategy e Social Behaviour & Cultural Insight em Entertainment Lions For Sport. Esta aposta da MEO alerta para os direitos humanos que não foram cumpridos no Qatar durante a construção dos estádios para o Mundial do Futebol de 2022.
A Penguin Random House volta a marcar presença nos finalistas dos Cannes Lions, não só novamente com a “(Re)Constituição Portuguesa” (Brand Experience & Activation e PR) que lhe valeu o Grand Prix o ano passado, mas também com “Name Changer” (Print & Publishing), uma campanha desenvolvida pela Bar Ogilvy que alterou o apelido de conhecidos autores para o da mãe em vez do pai.
Em Design há dois finalistas portugueses: o Jardim Sonoro – “The Unimaginable Return” – e a Primosfera – “Brick Book” –, com trabalhos desenvolvidos pela Dentsu Creative e a This Is Pacifica, respectivamente. O projecto LX Tattoos lançado pela Câmara Municipal de Lisboa também está presente nas shortlists, na categoria Industry Craft, assim como a campanha “Golden Gates”, da Associação Mais Proximidade, criada pela Leo Burnett.
Por fim, “The UNnoticed Fashion Show” está presente em duas shortlists – PR e e Brand Experience & Activation. O trabalho foi desenvolvido pela Lola Normajean e apresenta roupa interior portuguesa dedicada à comunidade trans. A colecção foi apresentada num desfile da ModaLisboa, onde modelos trans “infiltradas” participaram em desfiles.
Os vencedores dos Cannes Lions 2023 serão conhecidos a partir de 19 de Junho.