Guia para personalizar a publicidade que aparece no Google

Embora a Google seja uma das maiores tecnológicas do Mundo, os utilizadores têm algum poder. No que à publicidade diz respeito, é possível personalizar o tipo de anúncios que desejam encontrar quando navegam pela internet para que a experiência seja mais agradável e útil.

Para tirar o melhor partido possível dos controlos disponibilizados pela Google, basta aceder à conta de utilizador e clicar no painel “Privacidade e Personalização”. Chegados a esta secção, os utilizadores vão encontrar a possibilidade de efectuar uma verificação das definições de privacidade, mas também a opção de personalização de anúncios.

O primeiro passo é definir se se quer esta definição activada ou não. Clicando neste menu, a Google esclarece que a personalização abrange os seus próprios serviços, como o motor de busca e o YouTube, mas também websites e aplicações com os quais tem parceria.

“Os anúncios baseiam-se nas informações pessoais que adicionou à sua Conta Google, nos dados de anunciantes que têm parceria com a Google e na estimativa que a Google faz dos seus interesses”, indica ainda a tecnológica, abrindo depois espaço para que cada utilizador actualize as respectivas preferências.

Idade, género e sistema operativos dos dispositivos móveis são alguns dos dados base a que a Google recorre para determinar quais os anúncios exibidos. Segue-se uma longa lista de preferências, com base nas pesquisas realizadas mais frequentemente, por exemplo: a Google pode considerar interesses como animais de estimação, aluguer de automóveis, artes performativas, basquetebol, bricolage, beleza e fitness, comédias de televisão, cupões e ofertas de descontos, empregos ou fast food, entre dezenas de outros.

Qualquer um deles pode ser desactivado, caso o utilizador considere que não faz sentido e que não quer ver anúncios sobre esse tema. Na mesma página, a Google sublinha que “não vende as informações pessoais a ninguém” e que os dados são utilizados apenas para garantir a relevância dos conteúdos apresentados. “Apesar de estes anúncios ajudarem a financiar os nossos serviços e a torná-los gratuitos para todos, as suas informações pessoais não estão à venda”, assegura.

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