Grupo Onyria: Bem-vindo ao “Petit Versailles”

Há uma nova “jóia da coroa” no portefólio do Grupo Onyria. A cadeia hoteleira portuguesa expandiu a sua operação no mercado internacional ao assumir o controlo da gestão do Château des Vigiers, uma propriedade histórica localizada na região de Dordogne, em França. O movimento permite ao grupo nacional – que já era accionista deste projecto desde os anos 1990 – consolidar a sua aposta na gestão de unidades hoteleiras de luxo.

Conhecido por “Pequeno Versalhes” (“Petit Versailles”) da Dordonha, devido à sua arquitectura elegante e jardins deslumbrantes, o Château des Vigiers oferece duas unidades de alojamento distintas, combinando o charme de um palácio do século XVI, com 25 quartos e uma classificação de cinco estrelas, com a elegância moderna do Hotel Relais des Vigiers, que proporciona 40 quartos adicionais. «O palácio oferece uma experiência mais tradicional e romântica, ideal para casais e amantes de património histórico, enquanto o hotel apresenta uma opção contemporânea e funcional, perfeita para famílias e grupos de golfe», apresenta João Pinto Coelho, Chief Commercial Officer (CCO) do Grupo Onyria.

Situado entre Bergerac e Saint-Émilion, a cerca de uma hora e meia de Bordéus, o resort inclui um campo de golfe de 27 buracos (três combinações de 18 buracos), desenhado pelo arquitecto britânico Donald Steel, que oferece vistas deslumbrantes – ou não estivesse rodeado por vinhas – e uma variedade de desafios para jogadores de todos os níveis, incluindo uma Academia de Golfe. Também o restaurante Les Fresques, distinguido com estrela Michelin e liderado pelo chef Didier Casaguana, é uma das principais atracções, oferecendo uma cozinha criativa e refinada que celebra os melhores produtos locais. A combinação de técnicas inovadoras e tradições regionais promete uma experiência gastronómica memorável.

Além destas comodidades, o Château des Vigiers conta com quatro salas para eventos e reuniões corporativas, um spa de alto padrão com tratamentos exclusivos da marca Sothys, piscina interior aquecida, piscina de hidroterapia, sauna, hammam e jacuzzi, um ginásio e várias actividades para realizar ao ar livre. Os hóspedes podem desfrutar de aulas de culinária, tratamentos de spa, caminhadas, passeios de bicicleta e degustações de vinhos, além de visitas guiadas à famosa região vinícola de Saint-Émilion, a menos de uma hora.

Pelas características ímpares, o Château des Vigiers posiciona- se como uma combinação única de história e modernidade, oferecendo um cenário ideal para experiências de luxo.

DE CASTELO A RESORT

O Château des Vigiers tem uma história rica que remonta ao século XVI. Originalmente um castelo tradicional, foi cuidadosamente transformado ao longo dos anos num resort de luxo que combina património histórico com confortos modernos. Preservando a sua arquitectura clássica e charme rústico, a unidade foi modernizada com instalações de spa, campo de golfe e uma oferta gastronómica de excelência, mantendo a essência francesa autêntica.

Mas as curiosidades sobre esta propriedade histórica não ficam por aqui. O Château des Vigiers está localizado na Dordonha, uma região que foi palco de diversos conflitos durante a Guerra dos 100 Anos (1337-1453), que opôs França e Inglaterra. A área ao redor do Château des Vigiers fazia parte da antiga fronteira entre os territórios ingleses e franceses. Durante grande parte da guerra, a Aquitânia (incluindo a Dordonha) esteve sob domínio inglês, mas a região viu várias batalhas e mudanças de controlo ao longo dos anos.

Um dos locais históricos próximos do Château des Vigiers é a cidade de Bergerac, que foi disputada várias vezes durante o conflito. Além disso, Castillon-la-Bataille, onde ocorreu a batalha final da guerra, em 1453, fica a cerca de 40 km do actual resort.

Agora, esta propriedade entra numa nova fase de desenvolvimento. O Grupo Onyria já era accionista de referência deste projecto desde a década de 90, mas assume o controlo da gestão e operação. «A oportunidade surgiu como uma extensão natural da longa parceria iniciada nos anos 90. Com o crescimento e amadurecimento do Grupo Onyria em projectos de luxo, a decisão de assumir a gestão permitiu expandir o seu portefólio internacional, fortalecendo a sua presença no mercado europeu com um destino sofisticado e completo», sublinha João Pinto Coelho.

PROJECÇÃO INTERNACIONAL

Com vasta experiência e conhecimento no mercado da hospitalidade, o Grupo Onyria detém em Portugal o Onyria Quinta da Marinha Hotel e o Onyria Marinha Boutique Hotel na Quinta da Marinha, em Cascais. É ainda detentor dos restaurantes Monte Mar Cascais, Monte Mar Lisboa, Monte Mar Lagos e Monte Mar Mercado da Ribeira. Ao integrar a totalidade da gestão e da operação do Château des Vigiers no seu portefólio, o grupo português dá um passo decisivo no seu processo de internacionalização, ainda para mais com um projecto que se encaixa na perfeição no posicionamento do grupo, com experiência acumulada na gestão de unidades hoteleiras, golfe e restauração de topo.

Nesta fase inicial, o plano do Grupo Onyria não passará por operar alterações estratégicas significativas que impactem o funcionamento e nível de serviço do resort, mas antes por consolidar o projecto como um dos principais destinos de luxo na região. «O Château des Vigiers tem já, neste momento, uma qualidade de serviço incrível, tendo como base uma equipa operacional muito experiente e estabilizada. Queremos, através do nosso plano de promoção internacional nos segmentos B2B e B2C, divulgar este resort, que é um autêntico tesouro escondido», salienta João Pinto Coelho.

Com know-how acumulado ao longo de décadas na gestão de projectos de luxo em Portugal, o grupo focar-se-á, assim, em consolidar uma abordagem centrada no cliente, com atenção ao detalhe, gastronomia requintada e serviços diferenciadores. «O Grupo Onyria coloca a excelência no atendimento ao cliente como prioridade, o que está perfeitamente alinhado com os valores e qualidade de serviço que encontramos no Château des Vigiers. Cada pormenor é pensado para criar uma experiência memorável, com serviço personalizado e atenção ao detalhe», reitera o Chief Commercial Officer (CCO) do Grupo Onyria. Além disso, o grupo irá aportar mais-valias no segmento do golfe, resultado da forte rede de contactos comerciais que desenvolveu ao longo de 30 anos.

Quanto à estratégia de promoção delineada, estão previstas parcerias com operadores turísticos internacionais, campanhas em meios digitais e participação em eventos do sector. «O mercado francês é prioritário, mas há um esforço crescente para atrair clientes dos Estados Unidos da América e outros mercados europeus», adianta João Pinto Coelho.

Além da importância de que esta operação se reveste para o Grupo Onyria no imediato, poderá ser determinante para que o grupo hoteleiro nacional possa assumir outros projectos além-fronteiras no futuro. «Este passo reforça a presença do Grupo Onyria no mercado europeu e posiciona-o estrategicamente para novos projectos internacionais. O sucesso desta iniciativa será fundamental para abrir portas a futuras expansões noutros destinos de luxo», conclui o responsável.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 343) da Marketeer.

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