Grupo Nabeiro-Delta Cafés e Santa Casa já entregaram 2.500 refeições a famílias carenciadas
O movimento “Lugar à Mesa”, promovido pelo Grupo Nabeiro – Delta Cafés em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, já garantiu a entrega de 2.500 refeições a famílias carenciadas. Criado a pensar nos portugueses afectados pela pandemia, o movimento tem como mote “Ajudar sem reservas” e permite também apoiar o sector da restauração.
Ao longo das últimas três semanas, os 25 restaurantes parceiros da iniciativa confeccionaram 2.500 refeições solidárias. Para já, são incluídos apenas estabelecimentos da capital portuguesa, numa primeira fase que se prolonga até ao próximo dia 17.
Os portugueses que quiserem contribuir também podem fazer parte do movimento ao efectuar doações no valor de sete euros, que serão convertidas em vouchers de refeições. As doações podem ser feitas através da plataforma PPL ou do site Movimento Lugar à Mesa.
«Vivemos um momento único e desafiante. Queremos fazer parte activa da sociedade, ajudando e contribuindo com soluções criativas que gerem um círculo virtuoso para nos ajudar a ultrapassar este período difícil para todos e em particular para alguns», comenta Rita Nabeiro, administradora do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, justificando a aposta neste movimento. Segundo a responsável, é uma forma de reforçar o apoio do grupo à restauração e aos portugueses impactados negativamente pela pandemia.
Rita Nabeiro adianta ainda, em comunicado, que este é apenas um primeiro e passo que há espaço para receber outros parceiros, públicos ou privados. Neste momento, a iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, AHRESP, APN e Casa do Impacto. Juntam-se ainda as agências Label, Alencastre e Adagietto, além da consultora PwC.
Já Sérgio Cintra, administrador da Acção Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, sublinha como “Lugar à Mesa” representa um catalisador de mudança. «Em fases difíceis, temos que redobrar e unir esforços, bem como trabalhar com ainda mais empenho nas respostas sociais que tanto têm contribuído para tornar a nossa sociedade mais justa. Esta iniciativa solidária representa, de forma muito concreta, aquela que é a missão secular da instituição: garantir a quem mais precisa um amanhã feliz!»