H&M e L’Oréal (mas não só) aceitam desafio sustentável da União Europeia
A União Europeia quer alcançar a neutralidade carbónica até 2050 e, para tal, convida as empresas de bens não alimentares de todo o continente a juntarem-se ao Compromisso para um Consumo Sustentável.
O desafio é que as organizações assumam determinados compromissos públicos, de forma a reduzir a sua pegada ambiental global, a produzir produtos mais sustentáveis e a redobrar os seus esforços para sensibilizar os consumidores para o impacto das suas opções de consumo.
Grupo H&M, Philips, L’Oréal, Engie, Grupo Lego, Renewd, CECONOMY, Grupo Erste, Decathlon, Grupo Colruyt e Vėjo projektai são as 11 empresas que já aderiram à fase piloto do projecto e que todos os anos vão publicar os seus progressos rumo ao cumprimento dos seus compromissos.
«Espero poder dar as boas-vindas a muitas mais empresas, de várias dimensões e sectores, a esta iniciativa, para que possamos fomentar ainda mais o consumo sustentável na UE. Pretendemos que todas as empresas adiram à transição ecológica. Ao juntarem-se a este compromisso, as empresas enviam uma forte mensagem aos consumidores de que estão profundamente empenhadas em apoiar a transição para a sustentabilidade e a tomar a dianteira no seu sector», diz, em comunicado, Didier Reynders, Comissário da Justiça.
Esta é a primeira iniciativa lançada ao abrigo da Nova Agenda do Consumidor e está em linha com a missão do Pacto Europeu para o Clima – uma iniciativa à escala da UE que convida pessoas, comunidades e organizações a participarem na acção climática e na construção de uma Europa mais ecológica.