Grupo Bel: Rumo à neutralidade carbónica

O Grupo Bel, que detém marcas como a Vaca que Ri, Terra Nostra, Limiano, Babybel, Boursin, GoGo Squeez, está empenhado em cumprir o Acordo de Paris, que visa a contribuição para a neutralidade carbónica em 2050.

Nesse sentido, Paula Amaral, head of Sustainability da empresa, assume que não se pode negar a influência do sector de lacticínios nas emissões de carbono, «mas, sabendo que somos parte do problema, queremos fazer parte da solução», adianta.

No campo da Nutrição, o grupo quer oferecer produtos nutricionalmente ricos e equilibrados, respondendo às necessidades dos consumidores. «Reduzir o teor de sal e aditivos nos produtos é uma prioridade», revela a profissional.

Em relação ao pilar da Agricultura Sustentável, o grupo pretende agir como um catalisador da Agricultura Regenerativa. Sendo que as práticas de agricultura intensiva reduziram a riqueza e a fertilidade dos solos, o plano é claro: «Até 2030, todos os produtores de leite da Bel devem ter práticas de agricultura regenerativa, que visam solos mais férteis, passíveis de capturar carbono. Quanto ao levantamento do nível de emissões dos nossos parceiros produtores de leite, já cobrimos 37% dos Açores e cerca de 62% de Portugal Continental, sendo o objectivo 100% até 2025.» Por outro lado, o compromisso com as Embalagens Responsáveis está reflectido no objectivo de embalagens biodegradáveis e 100% recicláveis até 2025. A título de exemplo, Paula Amaral revela que, no início de 2024, Terra Nostra vai apostar na redução de material de embalagem.

Na luta contra as Alterações Climáticas nas Operações de Transportes, a Bel Portugal reduziu as emissões de carbono em cerca de 20% desde 2020, fundamental para atingir a primeira estrela Lean & Green pela GS1. A abertura de um segundo armazém no Porto, em parceria com a empresa de logística e transporte STEF, contribuiu para uma distribuição mais eficiente, reduzindo as emissões no transporte. «Assim como o facto de termos sido a primeira empresa em Portugal a utilizar Paletes Carbono Zero, com os nossos parceiros CHEP», adianta a head of Sustainability do Grupo Bel. Por último, no que respeita à Acessibilidade e às Parcerias Sustentáveis, a empresa quer estar presente em “novos canais”, como o não-alimentar.

Além dos compromissos internos, a Bel Portugal tem uma colaboração com as organizações ANP/WWF, para a reflorestação após os incêndios florestais em Boticas, Trás-os-Montes, numa área de 60 ha, com a duração de três anos, assim como iniciativas de voluntariado corporativo, como o programa “Actors for good”, que reflectem o compromisso da empresa para ser «um parceiro virtuoso de sustentabilidade». Quanto ao futuro, «queremos ser vistos como parceiros de sustentabilidade, partilhando não apenas produtos, mas compromissos e iniciativas para um futuro mais verde», conclui Paula Amaral.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 329) da Marketeer.

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