Governo apela a Natal com cuidado: “Não deixes o vírus entrar”
“Não deixes o vírus entrar” é o apelo deixado pelo Governo português na mais recente campanha de sensibilização no âmbito da pandemia de COVID-19. Lembrar os cidadãos da importância de se protegerem e de protegerem os outros é o objectivo do projecto de comunicação, que recorda ainda as formas de transmissão do novo coronavírus.
Tal como é explicado na campanha, o vírus entra pelo nariz e pela boca, aloja-se nos pulmões, passa para o sangue, multiplica-se e provoca danos – muitas vezes, fatais. “Basta partilhar o ar em ambiente fechado com alguém infectado, mesmo sem sintomas. Evita convívios em espaços fechados. Não deixes o vírus entrar no teu corpo, na tua casa, na tua família”, ouve-se no filme divulgado hoje.
A campanha chega mesmo a tempo do Natal, reforçando as recomendações das autoridades no sentido de evitar celebrações com muitas pessoas. Embora não tenham sido impostas restrições relativamente ao número de pessoas que os portugueses podem receber em casa, é aconselhado que o Natal fique limitado ao agregado familiar.