Goucha e Ronaldo são as figuras com mais atributos valorizados pelos portugueses para participarem em anúncios
O apresentador de televisão Manuel Luís Goucha e o futebolista Cristiano Ronaldo são as figuras públicas que os portugueses consideram reunir o maior leque de atributos e características pessoais para participar em campanhas publicitárias ou de sensibilização social.
De acordo com a edição de 2024 do estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers”, da Marktest, a Honestidade e a Credibilidade foram consideradas as características mais importantes para protagonizar campanhas: estes atributos foram identificados por 77,4% e 75,3% dos entrevistados, respectivamente.
Entre os restantes atributos mais valorizados pelo público, Simpatia, Sentido de humor, Competência e Talento também se destacaram, sendo apontados por mais de metade dos inquiridos neste estudo.
Tendo em conta os atributos privilegiados pelos portugueses, Manuel Luís Goucha e Cristiano Ronaldo foram as personalidades que acabaram por ocupar mais vezes os lugares de topo no ranking de personalidades associadas ao conjunto de características avaliadas pelo estudo da Marktest.
Manuel Luís Goucha foi mesmo o mais indicado em 5 dos 13 atributos analisados, sendo mais valorizado em Maturidade e Credibilidade, e também associado a Competência, Honestidade e Sobriedade. Cristiano Ronaldo também foi o mais indicado em competência e em mais 3 atributos: Prestígio, Reputação e Talento
Entre as restantes personalidades indicadas como tendo perfil para participar em campanhas, Ricardo Araújo Pereira liderou de forma destacada na associação a Sentido de Humor. Outras personalidades que sobressaíram na liderança de determinados atributos foram Cristina Ferreira na associação a Persuasão, Sara Sampaio na associação a Beleza, Diana Chaves e João Baião na Simpatia, e Margarida Corceiro na Juventude.