Google vai começar a cobrar listas de produtos às empresas

A Google vai começar a cobrar as empresas pela listagem dos seus produtos na parte central do seu motor de busca.

A mudança para o Google Product Search significa que muitas empresas que confiaram no seu potencial, para chegar a clientes online, enfrentarão custos mais elevados.

Como noticia o Financial Times, a alteração poderá significar ainda que a Google irá, eventualmente, substituir outras partes das suas listagens grátis por anúncios.

A empresa afirmou que esta estratégia tem por intuito apresentar aos utilizadores resultados de maior qualidade quando procuram por produtos online. A Google informou ainda que o serviço vai passar a ser rotulado como um projecto “patrocinado”, de forma a dar conta de que tem por base a publicidade.

Esta mudança de direcção põe fim a uma década de experiências, na qual a Google tentou filtrar informações sobre os produtos na web e disponibilizá-las num painel separado das páginas de resultados. Quando a companhia lançou o serviço, inicialmente intitulado de Froogle, a Google afirmou que não cobrar aos comerciantes a listagem de produtos iria dar aos utilizadores de internet “confiança no facto de os resultados fornecidos serem relevantes e imparciais”.

 
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