Google vai apoiar internacionalização de sete retalhistas portugueses

Continente, Dott, Hôma, Lion of Porches, Mr. Blue, PCDIGA e Zippy. São estes os sete retalhistas portugueses que esperam ver a respectiva actividade além-fronteiras crescer ao lado da Google, através de uma nova iniciativa de apoio à internacionalização – o Retail Export Accelerator Program.

A ideia, segundo explica a Google em comunicado, é oferecer às empresas portuguesas de retalho os recursos e ferramentas de que precisam para as suas estratégias de crescimento e para a aceleração do processo de internacionalização. O programa terá a duração de 10 semanas e contará com um total de oito sessões online com especialistas da tecnológica. Estão prometidos insights de indústria, workshops, conversas com convidados externos e ainda sessões de mentoring individuais.

«Os consumidores hoje não vêem fronteiras, eles querem um produto e um serviço que os satisfaça. Exportar significa crescer o negócio, ser mais rentável, competitivo, inovador e resiliente», explica Pimenta, Industry Head Start Ups, Retail & Travel na Google Portugal, acrescentando que «as empresas portuguesas têm qualidade para competir internacionalmente».

Nuno Pimenta afirma ainda que o programa ambiciona ajudar a diminuir a lacuna entre o retalho em Portugal e a exportação via digital.

Quanto ao processo de seleccção das primeiras participantes, a Google adianta que foram escolhidas com base nas fortes propostas de valor e nas equipas ágeis que apresentam. Até porque cada uma das companhias deverá pegar nos conhecimentos adquiridos ao longo das sessões, escolher quais os mercados em quer entrar e chegar ao fim das 10 semanas com vendas em pelo menos uma das geografias.

Artigos relacionados