Google quer ajudar a procurar emprego
A mais recente ferramenta de busca do Google permite procurar emprego directamente a partir dos resultados de uma pesquisa. LinkedIn, Monster, WayUp, DirectEmployers, CareerBuilder e Facebook são algumas das plataformas associadas a esta funcionalidade, que, desta forma, reúne milhares de oportunidades.
Assim, os utilizadores não precisam de visitar todos estes sites, bastando pesquisar no Google, que passa a funcionar também como um agregador de ofertas de emprego. De acordo com o TechCrunch, a ferramenta está, para já, apenas disponível em inglês, podendo ser utilizada através de dispositivos móveis e desktop.
A partir do momento em que é feita a pesquisa e surgem os primeiros resultados (sem anúncios duplicados), os utilizadores podem refinar a busca, aplicando filtros, por exemplo. Nick Zakrasek, Product manager da Google responsável por este projecto, considera que encontrar um emprego é como namorar: «Cada pessoa ter um conjunto único de preferências e apenas uma pessoa pode preencher o lugar», refere, citado pela mesma publicação.
O mesmo responsável garante ainda que a Google não pretende competir com os sites especializados em recrutamento. Quer apenas melhorar aquilo em que sempre se focou, a pesquisa.