Google Maps vai permitir o pagamento de transportes públicos e estacionamento
O Google Maps nasceu para dar direcções aos utilizadores mas, entretanto, evoluiu para um guia mais completo das cidades. Agora, promete ser também uma plataforma de pagamentos para transportes públicos e parques de estacionamento, através de novas colaborações com os serviços Passport e ParkMobile.
A novidade passa pela integração das soluções móveis destes dois serviços na app do Google Maps: basta clicar no botão “Pagar por Estacionamento”, indicar o número do parquímetro, o tempo desejado e concluir o pagamento. Se for necessário um prolongamento, também é possível fazê-lo através da aplicação – como já acontece em Portugal com a app da EMEL, por exemplo.
A Google anuncia também parcerias com mais de 80 empresas de transportes de todo o Mundo de forma a facilitar a compra de bilhetes de autocarro ou comboio, entre outros. A ideia é que o utilizador possa planear a viagem e comprar o bilhete na mesma plataforma, sendo que depois precisa apenas de mostrar o bilhete digital que aparece no ecrã do telemóvel para iniciar o seu percurso.
O pagamento para parques de estacionamento começa por ser lançado em mais de 400 cidades dos Estados Unidos da América. Já a ferramenta dedicada aos transportes públicos deverá chegar aos 80 parceiros a nível global no decorrer das próximas semanas.