Google e Facebook com novos sistemas de medição

google1As empresas tecnológicas Google e Facebook anunciaram o lançamento de novas ferramentas de medição das campanhas publicitárias dos seus anunciantes.

Na semana passada, durante a AdAge Digital Conference, a Google apresentou a Brand Activate Initiative, que arranca com dois novos serviços para os anunciantes: Active View e Active GRP. De acordo com o Marketing News, o Active View mede não apenas quando um anúncio é exibido ou clicado, mas também quando é realmente visualizado pelo consumidor, e durante quanto tempo. Desta forma, os anunciantes poderão pagar consoante o número de visualizações.

Quanto ao Active GRP (gross rating point) consiste na adaptação à web de um método utilizado em meios offline, como a televisão. Combina resultados de um painel de medição com dados de utilizadores anónimos para fornecer dados às marcas sobre a aceitação do seu anúncio. Este sistema disponibiliza a “tomada de decisões em tempo real, permitindo que os anunciantes façam alterações imediatas às suas campanhas”, conforme se lê no blogue da Google.

«Estamos a preencher falhas da indústria e a trabalhar árdua e rapidamente para perceber as interligações entre as pessoas que viram o anúncio, o que pensaram e o que fizeram a seguir», explica num vídeo de apresentação do seviço Brian Zeug, industry director da Google.

No caso do Facebook, David Baser, product manager for Pages Insights, declarou à revista Adweek que nas próximas semanas a rede social tem previsto o lançamento de ferramentas que vão fornecer às marcas mais detalhes sobre o funcionamento das suas campanhas online. Aos dados sobre o acesso às páginas de perfil e à descarga de aplicações, o Facebook quer acrescentar informações sobre os “gostos”, comentários, partilhas, entre outras.

Veja o vídeo de apresentação da Brand Activate Initiative:

 

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