Google desenvolve app para localizar trabalhadores

A Google está a desenvolver novos serviços baseados no Google Maps. Um deles, a aplicação Coordinate, ajuda os patrões a localizar os seus funcionários através da integração com o serviço de geolocalização da empresa.

O serviço Google Maps Coordinate será, em primeiro lugar, apresentado a empresas cujos funcionários estão fora do local de trabalho com maior regularidade, como por exemplo os técnicos de telecomunicações, estafetas ou carteiros, segundo a Exame brasileira. Algumas companhias, como a empresa de serviços de navegação Trimble, a tecnológica IBM ou a empresa de telecomunicações AT&T já disponibilizavam serviços semelhantes.

De acordo com a Google, a aplicação servirá para que a entidade patronal investigue se os seus funcionários cumprem todos os seus compromissos laborais. Para isso, basta que o funcionário tenha uma aplicação específica instalada no seu smartphone Android, que envia todas as informações de geolocalização para os servidores da Google Maps. Com esses dados, a Google mostra no mapa o percurso do empregado ou mesmo o tempo que ele demorou em cada rua ou estabelecimento que visitou.

Segundo Dan Chu, product manager, citado pelo site Wired, o serviço foi desenhado para ser o mais objectivo possível, na perspectiva dos clientes. «No mundo empresarial, há uma tendência para complicar, ao nível tecnológico», afirma o responsável, acrescentando que «o nosso grande objectivo é torná-la [a tecnologia] realmente simples».

Rejeitando quaisquer problemas ao nível da segurança e privacidade, a Google ressalva que todos os dados são codificados e que serão lançadas várias configurações avançadas como a possibilidade de o serviço poder ser imediatamente desligado assim que o funcionário termina um determinado trabalho ou logo que acaba o seu horário de expediente, por exemplo.

Inicialmente, a aplicação será lançada apenas para o sistema operativo Android, mas no futuro estará também disponível para o iOS da Apple.

.

Veja o vídeo de apresentação do Google Maps Coordinate.

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...