Google cria empresa independente para veículo autónomo
A mais recente empresa a morar sob o chapéu da Alphabet chama-se Waymo e é um spin-off da unidade da Google dedicada ao desenvolvimento de veículos autónomos. O nome escolhido pretende reflectir a missão que abraça: “a new way forward in mobility”, algo como “um novo caminho rumo à mobilidade”.
Na apresentação da nova marca, John Krafcik, CEO da Waymo e ex-executivo da Hyundai, anunciou ainda que já avançaram com a primeira viagem numa estrada pública. Em declarações reportadas pelo TechCrunch, o responsável conta que se tratou de um teste na cidade norte-americana de Austin, que teve lugar já no ano passado.
O veículo utilizado não tinha volante nem pedais e a viagem não foi acompanhada por nenhum técnico ou escolta policial, como havia acontecido anteriormente. Além disso, o único passageiro no automóvel era invisual.
Quanto ao caminho que ainda falta percorrer, Dmitri Dolgov, responsável pela tecnologia de condução de autónoma da Waymo, refere a necessidade de criar melhores mapas, tornar as viagens mais suaves e melhorar a navegação sob condições meteorológicas mais difíceis, como é o caso de chuva forte e neve.
John Krafcik aproveitou ainda para sublinhar que a nova empresa está focada no desenvolvimento de tecnologia e não no fabrico de automóveis. «Temos sido bastante claros sobre não sermos uma empresa automóvel, embora tenha havido alguma confusão sobre isto. Não estamos no negócio de fazer carros. Estamos no negócio de fazer melhores condutores.»