Google Assistente já lê artigos em voz alta (também em português)

Quer ler um artigo que encontrou na internet mas está na hora de fazer o jantar? Basta pedir ao Google Assistente que trate disso. Esta ferramenta da tecnológica liderada por Sundar Pichai já consegue ler artigos em voz alta e português faz parte da lista de línguas abrangidas.

Na prática, sempre que um artigo da web surge no navegador do utilizador, em smartphones Android, será possível activar o assistente e dizer “Read this page” ou “Read Aloud”. O conteúdo será imediatamente lido em voz alta.

Yossi Matias, VP Engineering na Google, acredita que a novidade será particularmente útil para pessoas com dificuldades visuais ou de leitura. «De forma a ajudar o utilizador, o navegador, automaticamente, desce a página e destaca as palavras à medida que estão a ser lidas», explica o responsável.

O utilizador também pode controlar a velocidade de leitra e escolher entre várias vozes disponíveis. A Google promete uma selecção de vozes expressivas e naturais, com cuidados em termos de entoação e ritmo.

Se o conteúdo original não estiver no idioma nativo do utilizador, o assistente poderá ler em voz alta em 42 idiomas, adianta ainda Yossi Matias. Este passo requer, porém, uma tradução automática, o que significa que algumas frases poderão não fazer muito sentido.

«Os websites não precisam fazer nada de especial para activar esta funcionalidade», esclarece ainda o responsável. Por outro lado, os proprietários de sites que não queiram ver os seus artigos lidos em voz alta deverão usar a tag nopagereadaloud.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...