Google ajuda publishers com assinaturas digitais
A Google anuncia estar em conversações com publishers de notícias no sentido de os ajudar com as assinaturas digitais. A intenção é tornar o processo de subscrição menos complexo para os consumidores de informação que desejam ter acesso aos conteúdos pagos dos meios online de comunicação.
Richard Gingras, VP News na Google, explica que as pessoas visitam o motor de busca da Google para procurar conteúdos de alta qualidade e que o trabalho da plataforma é garantir que encontram o que desejam. Acontece que, por vezes, as notícias e artigos estão protegidos por uma paywall e, apesar de estudos citados pelo responsável indicarem que estão mais abertos ao pagamento por informação online, os utilizadores desistem muitas vezes do processo por ser doloroso.
Deste modo, são três os eixos em que a Google está a trabalhar com os publishers. A primeira aposta passa pela criação de amostras flexíveis para substituir o sistema First Click Free, acabando com a regra dos três artigos gratuitos por dia. A ideia é que cada publisher possa escolher qual a amostra gratuita que se adequa melhor à sua realidade.
Em segundo lugar, está a ser criado um «conjunto de produtos e serviços para ajudar os publishers de notícias a alcançarem novas audiências, a levar as audiências à subscrição de assinaturas e a aumentarem as suas receitas», de acordo com o responsável.
Por fim, está a ser estudada uma forma de simplificar o processo de subscrição e ao cesso ao mesmo nas várias plataformas. «O nosso objectivo é fazer com que as assinaturas funcionem harmoniosa e perfeitamente em todo o lado e para qualquer pessoa.», refere Richard Gingras.