Google ajuda empresas a prepararem-se para o período festivo em tempo de pandemia

Ainda estamos em Setembro, mas os negócios já começam a olhar para o período do Natal. A Google sabe disso e desenvolveu um conjunto de ferramentas e soluções que visam ajudar as empresas a chegarem aos seus clientes em tempo de pandemia e considerando, precisamente, que a quadra festiva se aproxima a passos largos.

Segundo a tecnológica, é fundamental garantir que os consumidores sabem o horário de funcionamento das lojas e que produtos estão ou não em stock, de modo a evitar viagens desnecessárias. Além disso, também é importante indicar se é possível obter as compras à porta ou se é preciso entrar no estabelecimento: as pesquisas por “entregas e recolhas na rua” aumentaram mais de 3.000% a nível global, face ao ano passado.

No mesmo sentido, as pesquisas por “restaurantes takeaway” também saltaram mais de 5.000%. Para assegurar que este tipo de informações está visível, a Google apresenta a ferramenta Google My Business, que permite actualizar dados comerciais e adicionar atributos específicos ao perfil de empresa que vai aparecer nos resultados do motor de busca.

Para já, é possível destacar atributos associados ao serviço de jantar, como “jantar no interior” ou “takeaway”, mas em breve esta ferramenta alargar-se-á também ao serviço de retalho – “compras no interior da loja” e “serviço de recolha”, por exemplo. Estes atributos vão aparecer aos consumidores quando estiverem a navegar no Google Maps, Pesquisa Google, YouTube e Display.

A Google descobriu ainda que, em contexto de crise sanitária, as pessoas procuram informações em tempo real sobre produtos de que precisam. As pesquisas que contêm a expressão “disponível perto de mim” aumentaram mais de duas vezes.

Com isto em mente, a Google lançou uma solução para anúncios de inventário local que indica a respectiva disponibilidade: a ideia é que os consumidores saibam desde logo quais os produtos que podem ser recolhidos nos estabelecimentos das redondezas no momento ou no prazo de poucos dias.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...