Google ajuda empresas a prepararem-se para o período festivo em tempo de pandemia

Ainda estamos em Setembro, mas os negócios já começam a olhar para o período do Natal. A Google sabe disso e desenvolveu um conjunto de ferramentas e soluções que visam ajudar as empresas a chegarem aos seus clientes em tempo de pandemia e considerando, precisamente, que a quadra festiva se aproxima a passos largos.

Segundo a tecnológica, é fundamental garantir que os consumidores sabem o horário de funcionamento das lojas e que produtos estão ou não em stock, de modo a evitar viagens desnecessárias. Além disso, também é importante indicar se é possível obter as compras à porta ou se é preciso entrar no estabelecimento: as pesquisas por “entregas e recolhas na rua” aumentaram mais de 3.000% a nível global, face ao ano passado.

No mesmo sentido, as pesquisas por “restaurantes takeaway” também saltaram mais de 5.000%. Para assegurar que este tipo de informações está visível, a Google apresenta a ferramenta Google My Business, que permite actualizar dados comerciais e adicionar atributos específicos ao perfil de empresa que vai aparecer nos resultados do motor de busca.

Para já, é possível destacar atributos associados ao serviço de jantar, como “jantar no interior” ou “takeaway”, mas em breve esta ferramenta alargar-se-á também ao serviço de retalho – “compras no interior da loja” e “serviço de recolha”, por exemplo. Estes atributos vão aparecer aos consumidores quando estiverem a navegar no Google Maps, Pesquisa Google, YouTube e Display.

A Google descobriu ainda que, em contexto de crise sanitária, as pessoas procuram informações em tempo real sobre produtos de que precisam. As pesquisas que contêm a expressão “disponível perto de mim” aumentaram mais de duas vezes.

Com isto em mente, a Google lançou uma solução para anúncios de inventário local que indica a respectiva disponibilidade: a ideia é que os consumidores saibam desde logo quais os produtos que podem ser recolhidos nos estabelecimentos das redondezas no momento ou no prazo de poucos dias.

Artigos relacionados