Geração Z vai gastar 1,1 mil milhões de euros em alimentos e bebidas nos próximos 6 meses

A Geração Z está pronta para gastar 1,1 mil milhões de euros em alimentos e bebidas durante os próximos seis meses, priorizando o valor em vez da conveniência, de acordo com um novo relatório partilhado pela Marketing Week.

O estudo, intitulado “Food and Drink Deep-dive Student Insight”, conduzido pela Unidays, baseia-se num inquérito a 8.000 estudantes e revela que os jovens da Geração Z são os que mais gastam em quatro das sete categorias analisadas, incluindo refeições com amigos, almoços, takeaways e pausas para café.

O relatório também destaca que os estudantes da Geração Z estão logo atrás dos Millennial em gastos com jantares românticos, festas de jantar e bebidas com amigos, mas, de forma geral, são os mais influenciados pelo preço. Este grupo etário tende a manter hábitos de consumo consistentes, com a maioria a fazer compras nos mesmos locais para mercearias (81%), bebidas quentes (69%), fast food (68%) e takeaways (63%).

Sarah Clifford, responsável pela categoria de alimentação, viagens e lazer da Unidays, afirma que «a combinação única de elevado gasto e sensibilidade ao preço distingue a Geração Z das outras gerações». Segundo a profissional, esta geração prefere preços mais baixos à conveniência de comprar tudo num só lugar. Mesmo aqueles que valorizam a conveniência indicaram que um desconto de 20% seria suficiente para influenciar as suas escolhas de consumo.

Os programas de fidelização têm-se revelado fundamentais para atrair estes consumidores, com muitos estudantes a utilizá-los principalmente para obter descontos e itens gratuitos, uma tendência crescente entre esta geração sensível ao preço.

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