Geração Z prefere TikTok e Instagram para fazer pesquisas ao Google Search e Maps

Quando precisa de encontrar a localização de um restaurante ou a resposta a uma dúvida talvez a primeira coisa que lhe passe pela cabeça seja uma rápida pesquisa no Google. Contudo, o mesmo não se pode dizer dos utilizadores mais novos, já que dados internos da gigante tecnológica demonstram que a Geração Z recorre cada vez mais ao Instagram e ao TikTok para obter a informação de que necessita.

As conclusões da Google revelam que cerca de 40% dos utilizadores entre os 18 e os 24 anos preferem estas redes sociais a uma pesquisa no Search ou no Maps, revelando uma mudança na forma como a nova geração encara a pesquisa na internet.

«Continuamos a apercebermo-nos, uma e outra vez, que os novos utilizadores da internet têm expectativas diferentes do que aquelas a que nos habituámos. As perguntas que fazem são completamente diferentes», comenta, citado pela TechChurch, Prabhakar Raghavan, vice-presidente sénior de Knowledge & Information da Google.

Desta forma, a empresa confirma que será necessário mudar a forma como encaram certas funcionalidades como, por exemplo, o Google Maps, uma vez que muitos dos jovens não estão habituados a lidar com um mapa. Assim, a empresa está a desenvolver uma forma de incorporar realidade aumentada na plataforma para ajudar os utilizadores a posicionarem-se no local ao invés de tentarem perceber onde estão com base num ponto azul.

Estão também em cima da mesa outras melhorias como “modo 3D” e visão imersiva no que à navegação diz respeito. Já no que toca à pesquisa, Prabhakar Raghavan acrescenta que a Google está a trabalhar numa solução que permite a combinação de pesquisa por imagens e texto e que estão a pensar em desenvolver óculos AR que possibilitem pesquisar com base no que o utilizador vê.

Artigos relacionados