Galp: Uma parceria que junta música e sustentabilidade

A Galp olha para o Rock in Rio Lisboa como um «festival que une várias gerações de forma única». A empresa está ligada ao evento desde 2019 e tem marcado presença nos últimos cinco dos 20 anos de história do festival. «É uma festa que é vivida por mais de cem mil pessoas e em tribo, sejam famílias, casais, amigos ou colegas. O Rock in Rio Lisboa é um bom retrato daquele que é também o posicionamento da marca. Abraçamos os mesmos valores e este festival permite-nos amplificar a nossa mensagem de forma descontraída e ainda mais próxima das pessoas», começa por referir Filipa Lopes Ribeiro, head of Brand da Galp.

Em relação à estratégia de patrocínio para o Rock in Rio Lisboa, a responsável lembra que «a música é um território que move multidões, que mexe com as emoções das pessoas e que abre horizontes para desenhar estratégias de comunicação e de activações de marca que impactem os clientes e estreitem a ligação entre as empresas e as pessoas». Existem vários pontos em comum entre a Galp e a edição deste ano do festival, a começar «pelas preocupações com a sustentabilidade e com a construção de um futuro melhor e mais inclusivo».

Com uma forte implantação e reconhecimento na sociedade portuguesa, a profissional acrescenta, ainda, que a Galp e o RiR «são duas marcas nas quais as pessoas confiam». A Galp está há décadas no dia-a-dia dos portugueses, seja como fornecedora de energia, seja nos diferentes pontos de contacto com as pessoas que passam, diariamente, pelas lojas ou que navegam pelas aplicações reservadas para os dispositivos móveis. «Este “casamento” com o Rock in Rio Lisboa permite à Galp ter um palco de excelência para contar a história da sua transformação, ao mesmo tempo em que está ainda mais próxima das pessoas», realça.

Fazendo um balanço desta ligação, a directora de Marca da Galp considera que a edição anterior do Rock in Rio Lisboa foi um sucesso. «Fomos a marca mais recordada em 2022 e reconhecida como sendo o patrocinador oficial logo no ano de estreia, o que nos deixa em mãos um desafio e uma responsabilidade muito grandes para a edição de 2024», enaltece. De acordo com Filipa Lopes Ribeiro, a Galp conseguiu destacar-se como «uma marca de energia com uma oferta integrada», na medida em que «a notoriedade dos seus serviços, como a mobilidade eléctrica, energia solar e electricidade, sofreu um incremento positivo do ponto de vista da recordação pós-evento».

Com esta associação ao festival, a responsável revela que conseguiram ter a percepção de que o público encara a Galp como «uma marca jovem, divertida, atractiva, inovadora e ligada à sustentabilidade». Além disso, também considera que houve um grande impacto junto dos colaboradores da empresa que estiveram envolvidos nas activações da marca, uma vez que viveram de perto a adrenalina e a emoção da presença da Galp no festival. «Foi com grande orgulho que vimos o sentimento de pertença à Galp reforçado. Temos já uma lista enorme de voluntários para começar a trabalhar e ajudarem no que for preciso, para garantir que a experiência proporcionada pela Galp no festival deste ano consiga superar a edição anterior», sublinha.

Em relação aos objectivos para a edição deste ano, a Galp permanece «focada em fazer da sua presença no festival mais um grande momento de celebração», conseguindo, ao mesmo tempo, «materializar o seu compromisso com a sustentabilidade ». A título de exemplo, a empresa revela que os geradores do festival vão ser abastecidos com HVO ou gasóleo renovável, o que permitirá uma redução de 81,6% das emissões de carbono desses mesmos geradores.

Adicionalmente, a marca quer aproveitar para explicar, de forma simplificada, o caminho de transformação e de descarbonização que está em curso. «Somos já, por exemplo, um dos principais produtores de energia solar na Península Ibérica e líderes da mobilidade eléctrica em Portugal. Temos um objectivo muito claro para o nosso futuro e queremos desafiar as pessoas a juntarem-se a nós», apela a profissional. Além disso, a Galp também quer «manter o estatuto de marca mais recordada no Rock in Rio Lisboa». Ainda antes do festival, a companhia energética pretende garantir cross e upselling nos pontos de venda com o sorteio de bilhetes, reforçando a ligação da marca com os clientes.

PARQUE TEJO E COMUNICAÇÃO

No que concerne à abordagem de comunicação, a responsável de marca da Galp revela que têm dinamizado o Instagram, com passatempos que vão permitir aos clientes do Mundo Galp ter acesso VIP ao festival e acesso ao backstage do Palco Galp – onde vai estar presente o cantor Anselmo Ralph, protagonista da campanha da marca. A empresa acrescenta, ainda, que vão poder ter acesso especial ao Orange Circle da Galp, um espaço privilegiado para assistir aos concertos de perto. Além disso, para quem não conseguir ir ao festival, estão planeadas diversas lives a partir do recinto, com o objectivo de levar a experiência do Rock in Rio aos clientes através das suas redes digitais.

Nesta edição, a abordagem da Galp passa pela reutilização e reciclagem. «Queremos reaproveitar os materiais já produzidos, contribuindo para uma presença de marca mais sustentável. Vamos utilizar o stand de 2022 e reciclar grande parte das nossas iniciativas da edição anterior», esclarece. Entre as iniciativas que vão ser reutilizadas este ano, a empresa destaca o carrossel movido a energia solar, a casa solar comum, que dará a conhecer o potencial de eficiência desta energia, o espaço de consulta de poupança potencial com painéis solares da Galp, e o Electric Karaoke, que tem sido um sucesso entre famílias.

Quanto a novidades, para esta edição do Rock in Rio Lisboa, a empresa introduz o Kick It, um jogo que mede a energia do jogador através de toques de bola. Esta iniciativa da marca surge também na sequência do patrocínio da Galp à Selecção Nacional de Futebol. A empresa planeia, ainda, a criação do Energy Master, um quizz que, de forma divertida, desafia o conhecimento das pessoas em relação às novas energias.

A grande novidade desta edição do Rock in Rio Lisboa é, no entanto, a mudança do espaço, com o festival a transitar do Parque da Bela Vista para o Parque Urbano do Tejo, no Parque das Nações, em Lisboa. Segundo Filipa Lopes Ribeiro, este espaço «tem um efeito cénico único, que elevará a experiência dos festivaleiros». O parque encontra-se junto ao rio Tejo, tem a Ponte Vasco da Gama por trás, e do stand da Galp é possível ter vista privilegiada para os três palcos do festival: Palco Galp, Palco Mundo e o novo Palco Tejo. Além disso, a directora de Marca da Galp também revela que vão estar presentes na Rua do Rock, com uma nova loja da Galp. «Esta novidade vai-nos permitir estender a nossa relação com o público e apresentar parte da nossa oferta de cafetaria», reforça.

Por coincidência, o Rock in Rio Lisboa acontece na mesma altura em que se realiza o Campeonato Europeu de Futebol. A Galp, enquanto patrocinadora oficial da Selecção Nacional de Futebol, pretende «fazer uma festa ainda maior» e, por isso, ofereceu aos 4000 colaboradores da Galp a possibilidade de irem ao Rock in Rio no dia 22 de Junho, para assistirem à transmissão do jogo da equipa das quinas. «É um momento memorável na história do Rock in Rio. Celebramos a música, os 20 anos do Rock in Rio Lisboa, e também um jogo de Portugal no Campeonato Europeu de Futebol, de 2024, com transmissão nos ecrãs gigantes dos palcos», conclui.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Rock in Rio”, publicado na edição de Maio (n.º 334) da Marketeer.

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