Galp: Um apoio com quase 25 anos

O patrocínio da Galp à Selecção Portuguesa de Futebol é encarado como um símbolo do apoio da marca ao talento português, à sua capacidade de superação e à ambição de alcançar grandes feitos. Para reflectir este apoio, a Galp já produziu várias campanhas que ficaram na memória de todos os portugueses e assinalaram a presença da Selecção nas fases finais dos Campeonatos da Europa e Mundial, o que tem acontecido de forma ininterrupta desde 2000.

No contexto actual, em plena jornada de transformação, a crescer internacionalmente e a competir com os principais operadores globais do sector energético, a associação da Galp à Selecção Nacional reflecte «os valores de liderança, de ambição e de crença nas nossas capacidades, assim como a convicção de que juntos temos mais força para criar a energia que nos faz avançar», explica Filipa Lopes Ribeiro, head of Brand da Galp.

A Galp apoia a Selecção Nacional de Futebol há quase 25 anos e percebeu cedo que este é um veículo agregador de pessoas e paixões, com uma capacidade mobilizadora muito relevante, o que permite comunicar para uma audiência de milhões de pessoas. Para a Galp, «é também isso que explica o porquê de estarmos quase a celebrar 25 anos de ligação à Selecção. No fundo, o maior retorno que sentimos nestes anos foi a grande sintonia entre a Galp e os portugueses em relação às mensagens de entusiasmo, energia e ambição que sempre passámos».

Desde o “Menos Ais” em 2004, até ao “Sonho Renovável”, em 2020, a Galp tem criado campanhas e memórias que transportam para o lado desportivo e emocional uma ligação efectiva com os portugueses. De acordo com Filipa Lopes Ribeiro, «estamos no seu dia-a-dia, seja na estrada, nas estações de serviço, na mobilidade eléctrica, na electricidade, no gás ou na energia solar que recebem em casa. E também nos momentos de celebração e partilha que a Selecção proporciona».

Por não se tratar de uma aposta recente, mas sim de uma ligação de longa data, a Galp afirma que a sua imagem, neste território, já está muito bem estabelecida junto dos portugueses. Todos os anos surgem novos desafios, «mas estamos empenhados em prolongar o bom trabalho dos anos anteriores e assim continuar a promover momentos de união entre a Galp e o País e as pessoas».

O futebol é um dos desportos mais populares entre os portugueses e o interesse que desperta toca as mais variadas idades e agrega os mais diferentes perfis. Quando se trata da Selecção, esse poder agregador torna-se ainda maior. Nas competições da Selecção, explica a head of Brand da Galp, «todos os fãs torcem pela mesma equipa, torcem por Portugal e é esta natureza agregadora e determinação de que o País vá em frente que nos unem. Tal como a Selecção, também a Galp é uma empresa transversal presente para todos os públicos, com uma oferta de produtos e serviços adaptada a diferentes necessidades, ou seja, ninguém fica de fora, e nesta Campanha do Euro 24, através da Selecção, queremos transmitir essa mensagem. Todos torcem pela mesma equipa, ninguém fica de fora e toda a energia é bem-vinda».

Num evento com muitos patrocinadores, a Galp apresenta este ano uma campanha que pretende aliar a vontade agregadora da marca à capacidade agregadora da Selecção Nacional. A ideia a transmitir é a de que, quando joga a Selecção, o que interessa é que Portugal passe à próxima fase. Perceber ou não de futebol é indiferente: o que conta é a boa energia, a celebração do jogo e o apoio a Portugal.

Para sublinhar estas mensagens e posicionamento, a Galp vai ter uma campanha e activações com um registo humorístico, que têm como objectivo potenciar esta mensagem de união em prol de objectivos comuns. «O facto de termos conseguido juntar um leque de protagonistas bem conhecidos dos portugueses e dos adeptos de futebol em todo o mundo – do Bernardo Silva ao Luís Figo, passando pelo Nuno Markl, João Pedro Pais, Gabriela Barros, Cláudia Lopes ou Palhinha – deixa-nos convictos de que também esta campanha ficará na memória colectiva do País, como outras campanhas que a Galp desenvolveu em fases finais anteriores», afirma Filipa Lopes Ribeiro.

Além da campanha publicitária multimeios, a Galp também activou uma campanha de oferta de 30 bilhetes e viagens para jogos do Euro 2024, incluindo um bilhete e viagem dupla para a final, através da app Mundo Galp.

Esta campanha, a que todos os clientes poderiam aderir mediante cada compra de 20 euros através da aplicação, esteve disponível para os clientes de mobilidade com combustíveis (gasóleos, gasolinas e GPL Auto) e carregamentos eléctricos, mas também para os clientes residenciais, com contratos de gás natural e electricidade Galp.

CHEGAR AO TARGET CERTO

«As grandes competições a que a Galp se associa através da Selecção geram sempre níveis de atenção e audiência ímpares no panorama mediático. Quando conseguimos canalizar parte desta atenção para as nossas mensagens, temos uma oportunidade de ouro para comunicar com um target de milhões de pessoas», explica a head of Brand da Galp.

Tendo em conta o conceito inspiracional – e algo aspiracional – desta campanha da Galp, o público-alvo acaba por ser a globalidade dos portugueses «que se habituaram há décadas a ter a Galp como uma marca de confiança no seu dia-a-dia».

No contexto do Euro 2024, é muito provável que a grande maioria dos portugueses seja exposta à marca Galp através deste patrocínio, seja através de televisão, rádio, imprensa, internet ou outros canais. Trata-se de muitos milhões de pessoas, um número que tem vindo a crescer em cada competição ao longo dos últimos 25 anos.

«O facto de sermos regularmente uma das marcas que os portugueses mais associam à Selecção Nacional é o sinal mais evidente do sucesso desta parceria e do retorno que ela gera. Com o Euro 2024 esperamos reforçar essa ligação afectiva», afirma Filipa Lopes Ribeiro. E acrescenta que «a forma como o público interage connosco, através dos múltiplos canais, é também algo que valorizamos bastante e que acaba por confirmar essa globalidade de públicos-alvo que impactamos. E não me refiro apenas ao número de interacções, mas também ao sentimento. Isto ajuda-nos a perceber se as nossas mensagens estão a passar da melhor forma e qual a opinião das pessoas sobre elas».

Para esta fase final do Euro 2024, a Galp desenvolve um conjunto de acções que pretende potenciar ao máximo a associação da Galp à Selecção Nacional em cada um dos jogos. Não apenas numa lógica de comunicação externa, associada a esta campanha, mas também na vertente de comunicação interna. A coincidência da Galp também patrocinadora do Rock in Rio e de haver uma confluência entre estes dois eventos será aproveitada para algumas activações que a Galp espera que resultem em momentos inesquecíveis.

Por fim, Filipa Lopes Ribeiro explica que «a Galp tem uma estratégia de marketing e de patrocínios diversificada, planeada para que nos seja possível, ao longo do ano, criar acções estratégicas que impactem diferentes públicos, em momentos diversos e em territórios complementares. Foi essa a lógica que nos levou a apostar no território da música, onde estamos hoje com o Rock in Rio ou o Festival Músicas do Mundo, em Sines, bem como a investir no ciclismo, onde somos desde o ano passado patrocinadores da Volta a Portugal».

Sendo o futebol um dos desportos mais populares entre os portugueses e despertando a Selecção Nacional tanto interesse, de forma transversal, este patrocínio da Galp surge como um factor que exponencia, de dois em dois anos, o que a marca faz para estar próxima dos portugueses.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Euro 2024”, publicado na edição de Junho (n.º 335) da Marketeer.

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