Futuro do vídeo: on-demand, mobile, YouTube e binge-viewing

Numa altura em que a Fox Play já está disponível em Portugal e um mês antes da chegada do Netflix ao mercado português, o Ericsson ConsumerLab TV & Media Report 2015 revela que 35% de todo o conteúdo de TV e vídeo consumido à volta do globo, hoje, é on-demand. Mais: uma em cada três horas que os consumidores passam em frente à televisão é dedicada a assistir conteúdos deste género.

O estudo indica as perspectivas e hábitos de 680 milhões de consumidores, depois de terem sido entrevistadas pessoas de 20 mercados, incluindo Portugal, e mostra que o número médio de horas semanais gasto com vídeo on-demand mais do que duplicou desde 2011.

Também o número de conteúdos de vídeo acedidos a partir de dispositivos móveis subiu 71% desde 2012. Actualmente, 61% dos consumidores utiliza smartphones ou tablets para assistir a vídeos. Quando considerados também os computadores portáteis, o estudo da Ericsson mostra que quase dois terços do tempo total que os adolescentes passam a consumir vídeo são feitos em equipamentos móveis.

Os conteúdos criados pelos próprios utilizadores também registaram um crescimento significativo, sendo que quase um em cada dez utilizadores passa mais de três horas por dia no YouTube. Os tutorias e vídeos educacionais estão na raiz da popularidade deste tipo de conteúdos.

Anders Erlandsson, consultor sénior do Ericsson ConsumerLab, afirma em comunicado que «o crescimento contínuo de streaming vídeo on-demand e de serviços UGC (user-generated-content) reflecte a importância de três factores específicos para os consumidores dos dias de hoje: excelente conteúdo, flexibilidade e uma experiência geral de alta qualidade». Garante ainda que «os inovadores modelos de negócio que suportam estas três áreas são, agora, cruciais para a criação de ofertas de TV e vídeo que são relevantes e atractivas».

O estudo conclui ainda que o binge-viewing está cada vez mais na moda, já que 87% dos utilizadores de serviços de subscrição de vídeo on-demand como o Netflix vêem vários episódios de seguida, pelo menos uma vez por semana.

Artigos relacionados