Fundação Ageas: Uma nova filantropia para novas soluções

Através da sua intervenção, a Fundação Ageas foi aprofundando o seu impacto em diversas áreas da sociedade portuguesa, mas recentemente decidiu inovar na sua abordagem, repensar estrategicamente o seu foco e criar uma política de apoio à escalabilidade de projectos de impacto social. A história da Fundação continua agora a escrever-se, mas com mais cores, para que seja possível desenhar um mundo mais justo. Um mundo no qual se quer realmente viver.

Para concretizar a sua acção no terreno, foi definido que, a partir deste ano, a Fundação actuará em quatro grandes eixos: 1) voluntariado corporativo e cidadania activa, 2) capacitação (de entidades e indivíduos), 3) investimento social e 4) investimento de impacto.

Quer agir cada vez mais para a transformação, capacitar para a superação, com vista a gerar impacto onde intervém. E para optimizar essa mesma intervenção, a Fundação Ageas realizou uma análise exaustiva de alguns dos problemas sociais com maior impacto e cruzou os seus resultados com as áreas em que tem maior capacidade de resposta. Este foi o ponto de partida da nova estratégia, que abrangerá três grandes áreas: saúde, envelhecimento e exclusão social.

UM ELO DE LIGAÇÕES

A nova imagem, feita em colaboração com a agência criativa TTouch, baseia-se numa rede gráfica colorida, flexível, mas robusta, que simboliza a comunidade de entidades e pessoas para a qual a Fundação Ageas trabalha. São exemplos as entidades do terceiro sector, startups de impacto, incubadoras, sociedade civil e, ainda, todo o universo de colaboradores/as que integram o Grupo Ageas Portugal.

Nada mais identificativo no novo logotipo, repleto de significado, do que o elo. Trata-se de uma simbologia gráfica que materializa a ligação entre a marca e a sua essência: une a marca ao seu ADN, o grupo a que pertence; junta a Fundação ao mundo, através da multiplicação destes elos, que, unidos uns aos outros, constroem uma evolução dinâmica de caminhos, ligações, redes, pontes e soluções.

«Era tempo de mostrar a todos a estratégia que definimos em 2021 e o novo fôlego da Fundação», refere João Machado, presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas. «O rebranding simboliza a nova abordagem à filantropia definida pela Fundação, que se define como focada na escalabilidade de novas soluções de impacto social. Tanto dinâmicas e processos, como a mentalidade e a comunicação da Fundação Ageas foram dimensões que tiveram de sofrer alterações. Além do nosso reposicionamento, que marca certamente este ano de 2023, ainda assinalámos 25 anos de existência, o que nos deixa extremamente orgulhosos e ansiosos pelo futuro», reforçou João Machado.

A REINVENÇÃO, 25 ANOS DEPOIS

O momento escolhido pela Fundação Ageas para a revelação da nova imagem e posicionamento estratégico foi o passado dia 15 de Março, num evento dedicado, no edifício Ageas Tejo, no Parque das Nações, em Lisboa.

A apresentação pública do rebranding da Fundação, que coincidiu com a comemoração do seu 25.º aniversário em Portugal, contou com a presença da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.

No painel, estiveram presentes oradores como Luís Jerónimo (director de Desenvolvimento Sustentável da Fundação Calouste Gulbenkian), Maria Manuel Mota (directora executiva do Instituto de Medicina Molecular) e António Miguel (CEO da MAZE). Estiveram ainda presentes João Machado (presidente da Fundação Ageas) e Ana Margarida Azevedo (secretária-geral da Fundação Ageas).

No decorrer do evento, não foi abordada apenas a nova imagem e reposicionamento da Fundação, mas igualmente o estado da filantropia em Portugal. De entre os convidados, destacaram-se as entidades da economia social que actuam nas áreas de intervenção da Fundação: envelhecimento da população (55+ e Pedalar sem Idade), saúde (SPEM) e inclusão social (Associação Salvador, Crescer, AMI, Café Joyeux, Ekui, Speak, ColorADD e Movimento Transformers), mas também outras entidades que trabalham no sector, tais como a Portugal Inovação Social, Casa do Impacto, Universidade Nova SBE, ANIMAR, a Sair da Casca, VdA e PLMJ.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Maio (n.º 322) da Marketeer.

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