Frigoríficos usados pedem ajuda em Carcavelos: SOS
O Electrão levou mais de 200 equipamentos eléctricos, como frigoríficos ou máquinas de lavar, para Carcavelos para promover uma campanha de sensibilização. Sob a forma de instalação artística, estes equipamentos formam a palavra “SOS”, pedindo ajuda para que sejam devidamente reciclados.
Segundo o projecto Weee-Follow do Electrão, 75% dos resíduos eléctricos vai parar ao mercado paralelo: ou seja, três em cada quatro equipamentos usados colocados pelos cidadãos na via pública para recolha posterior por parte dos serviços municipais são desviados e nunca chegam às unidades de tratamento onde seriam correctamente descontaminados e reciclados.
Através da monitorização via GPS de equipamentos deixados na rua, o Electrão conseguiu perceber que muitos equipamentos desviados acabaram por ser levados para operadores que não estão capacitados para o tratamento de equipamentos eléctricos e para portos marítimos. E mesmo em casos em que são entregues pelos cidadãos em ecocentros ou outros locais fixos das Câmaras Municipais, 37% acaba por desaparecer.
Para alertar para este problema, o Electrão invadiu o jardim da Quinta dos Ingleses, em frente à Praia de Carcavelos, com precisamente 216 equipamentos eléctricos usados. A acção, realizada no âmbito do Dia Internacional dos Resíduos Eléctricos (14 de Outubro), visa alertar a população para a importância de separar estes equipamentos e de encaminhá-los para o local mais adequado.
Segundo o Electrão, os gases de refrigeração associados aos equipamentos desviados nos canais municipais representaram, em 2020, cerca de 36 toneladas. Este valor é equivalente à circulação de 13.500 automóveis durante um ano em Portugal.