Fricon: Aposta na proximidade

Num ano de multiplicação de solicitações, a Fricon centrou as suas apostas ao nível da responsabilidade social nas comunidades mais próximas, onde se insere a área de residência da sua equipa e suas famílias.

A Fricon tem uma política de responsabilidade social activa. Este ano, de forma incontornável e tendo em conta o contexto que vivemos, a Fricon sentiu necessidade de aumentar e reforçar esta actuação. «Estamos activamente atentos às necessidades da sociedade, por isso, doámos dezenas de equipamentos de refrigeração a instituições públicas, privadas de utilidade pública e IPSS», sublinha Ricardo Pereira, head of Marketing EMEA da Fricon.

Até porque a empresa tem sentido um crescimento significativo dos pedidos de apoio, ao longo dos últimos anos. Ricardo Pereira alerta que, em 2020, os indicadores de emergência social na Fricon chegaram a índices nunca antes vistos, «atingindo cerca de um milhar de pedidos». Tendo em conta esta realidade, foi necessário estreitar o processo de triagem. «Focamo-nos, assim, no apoio às comunidades mais próximas, onde se insere a área de residência da nossa equipa e suas famílias e necessidades em que podemos dar resposta imediata, através da partilha de equipamentos de refrigeração – o nosso core», justifica. Entre as várias instituições, entregaram equipamentos de refrigeração, extensores de máscara – desenvolvidos pela equipa de engenharia da Fricon e produzidos na divisão de plásticos – e bens alimentares.

Os vários bens foram entregues ao Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde, à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde e à Fundação Infantil Ronald McDonald. Apoiámos as Casas Ronald McDonald do Porto (no Hospital de São João) e de Lisboa (no Hospital de Santa Maria). «Montámos um concurso no qual desafiámos todas as equipas e sectores da Fricon na colecta de bens alimentares básicos para distribuição junto de entidades locais a gerir necessidades sociais. A iniciativa teve tão bons resultados, que premiámos internamente a “Equipa mais Solidária”.»

Ainda no início da pandemia, a Fricon doou duas salas de isolamento em pressão negativa ao Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde para lidar com os desafios da Covid-19. Uma doação que resultou «do sentimento de responsabilidade da Fricon para com as comunidades» em que se insere e que «foi efectuado numa óptica de contributo preventivo», explica Ricardo Pereira. Como um dos maiores empregadores dos concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, a Fricon sentiu, de uma forma muito particular, o seu papel como agente com responsabilidade social.

Ricardo Pereira lembra que os concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim têm sido fortemente castigados com esta pandemia. Tendo sido, desde Março deste ano, concelhos que tiveram de um modo geral áreas geográficas de Alto Risco, o responsável de Marketing considera que «estas doações revelaram-se contributos fundamentais, ao longo deste ano». A empresa criou também um sistema de refrigeração para o canal e-Commerce, um processo que tinha já sido iniciado no final de 2018. «Percebemos uma necessidade e tendência no mercado e iniciámos o projecto junto de alguns clientes nossos, retalhistas.»

Em 2020, em contexto de confinamento na Europa, todo o sistema de distribuição alimentar sofre uma pressão sem precedentes. «Os nossos “field-test” foram alvo de uma prova de fogo e necessidade de resposta real sem precedentes. Para além do feedback positivo de resposta e capacidade elástica deste, ficou validado no mercado este sistema», assegura o responsável. Transitou, assim, de um “pet project” para um sistema que passou a fazer parte da operação dos retalhistas, que, em muitos casos, tiveram um crescimento próximo e consistente na ordem dos 500%.

Os clientes que tinham esta solução dentro de portas aumentaram a sua operação baseada neste conceito, tendo estendido muito significativamente, os “touch-points” em termos geográficos. Para além das insígnias do retalho alimentar – target primário deste conceito -, a Fricon verificou uma necessidade crescente da adaptação deste sistema a operações de logística no âmbito do sector farmacêutico. Inovação para a sustentabilidade A sustentabilidade faz parte do ADN da Fricon. Estamos a entrar no 45.º ano de existência da Fricon enquanto empresa e marca. «Ao longo das últimas duas décadas, o nosso foco incidiu na liderança no processo de sustentabilidade ambiental e energética», lembra o responsável.

A Fricon posicionou-se como líder no mercado neste segmento do seu sector, no qual foi, por exemplo, pioneira na implementação de gases ecológicos em equipamento de refrigeração, nomeadamente no segmento de retalho alimentar, «onde lideramos este processo na Europa e possivelmente a nível mundial», acrescenta. A partir do próximo ano, todos os equipamentos do segmento do retalho alimentar terão de seguir um conjunto de normas para a sua comercialização na Europa. «Na Fricon, como já tínhamos implementado estas boas práticas, o único impacto que tivemos foi o da validação do caminho que seguimos.»

A empresa entende que, como “player” na liderança da área de eficiência energética e baixo impacto ambiental, tem a responsabilidade adicional, não apenas de manter este trajecto – que tem vindo a desenvolver -, mas ir mais longe e entregar inovação, na sua proposta de valor ao sector. O facto de terem lançado um sistema pioneiro ao nível mundial, direccionado às operações e-Commerce do retalho alimentar, demonstra este “drive”. Ricardo Pereira acredita que anteciparam e responderam de forma eficaz e efectiva a necessidades prementes do mercado, mantendo o posicionamento inovador. Outra variável fundamental para a Fricon são as pessoas, pelo que a sustentabilidade do negócio está intimamente ligada ao capital humano. «Vamos atingir os objectivos propostos, através da aposta no nosso activo mais importante, as pessoas.»

Aliás, as relações na Fricon são parte indissociável da sua forma de estar, como empresa e como marca. Tornou-se, aliás, ao longo das últimas décadas, «uma marca da nossa forma de estar no mercado, mas também um factor crítico do nosso sucesso», garante o director de Marketing. Nesse sentido, têm sido estabelecidas parcerias em várias direcções, sempre com o objectivo de responder de forma assertiva às oportunidades que abraçam e constroem. «Num ambiente em que a incerteza é parte integrante da paisagem, abraçámos o desafio de voltarmos ao início de tudo – a nossa fundação. Começámos com o sonho de uma pessoa.

Que tornou esse sonho parte do sonho de muitos outros. Por isso, assumimos o compromisso de apoiar “sonhos”, através das iniciativas “Damos Asas, a Sonhos”», remata. Da superação à consolidação «Há cerca de um ano, definimos para 2020 o nosso grande objectivo: superação. Tínhamos, nesta altura, uma estratégia e objectivos bem definidos. Estávamos, no entanto, longe de imaginar o quão este conceito faria sentido, não só para nós, mas um pouco para todos os sectores», comenta o head of Marketing EMEA da Fricon.

Fazendo uma overview de 2020, considera que os objectivos globalmente definidos foram integralmente atingidos. «Este ano, superámo-nos, aprendemos, adaptámo-nos. Para 2021, o nosso grande objectivo é a consolidação », remata Ricardo Pereira.

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