“Freelancer do Dia CCP by Marketeer”: Pedro Fonseca Almeida

É difícil sobressair por entre dezenas de curriculos. A partir de certa altura, os nomes confundem-se e aquele que poderia ser o par perfeito para um projecto na calha acaba por fugir. Partindo do directório lançado pelo Clube Criativos Portugal (CCP), a Marketeer propõe conhecer melhor alguns dos talentos freelancers nas áreas da criatividade e comunicação.

Pedro Fonseca Almeida (designer gráfico) é o mais recente protagonista da rubrica “Freelancer do Dia CCP by Marketeer”, que apresentará, duas vezes por semana, exemplos de quem decidiu aventurar-se por conta própria.

Qual é o trabalho de que mais te orgulhas?

Orgulho-me de todos os trabalhos que estão no meu portefólio. Os que não estão (98%) encontram-se escondidos numa cave na Tailândia e outros foram queimados num ritual satânico. Também tricotei um casaquinho de lã para a minha cadela e recentemente adoptei um bonsai de estimação. Qual era a pergunta mesmo? Ah! Penso que tenha sido um projecto pessoal que nomeei “Minimal logos – Power of Brands”, que consiste em dissecar e reduzir o aspecto visual de um logótipo de uma marca com notoriedade no mercado, mas mantendo o seu reconhecimento.

Em poucas palavras, a minha intenção foi de contribuir para o aumento da percepção do valor da comunicação visual, com a esperança de consciencializar para a importância do design gráfico e o desenvolvimento de uma identidade visual. Este projecto acabou por ser publicado num jornal alemão e foi destacado em várias plataformas online internacionais, como o Behance, Publicitários Criativos, AIGA, entre outros. Foi uma sensação incrível ter obtido quase 500 mil visualizações.

Qual é o projecto que queres fazer a seguir?

Existe o projecto que quero fazer e o projecto que vou fazer. O projecto que quero fazer é sobretudo um que me desperte curiosidade, me dê espaço para fortalecer a minha capacidade de pesquisa e processo criativo, que me faça crescer intelectualmente, que me desafie… E se for em equipa, melhor. Às vezes os projectos que tenho mais gosto em fazer, mais divertidos e nos quais também aprendo bastante, são aqueles que eu menos espero, os espontâneos, que eu não tinha apontado no bloco de notas. Em suma, gosto de surpresas. E o projecto que vou começar, já comecei, está no meu Instagram e Behance.

Porque é que te devem contratar?

Resumidamente, quero e gosto de trabalhar com pessoas ambiciosas mas com grande ética profissional, que me transmitam conhecimento, que não tenham medo de errar e queiram arriscar fazer aquilo que não está nos livros. Vou ajudar a identificar problemas, encontrar soluções e cumprir objectivos, tanto a nível visual como estratégico. Sou receptivo a críticas construtivas e aberto a novos desafios. Gosto e procuro compromissos a longo prazo. Estarei sempre disposto a trabalhar e a empenhar-me para atingir as metas traçadas, mesmo sob pressão – perguntem ao meu PT.

Para conhecer melhor Pedro Fonseca Almeida:

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...