“Freelancer do Dia CCP by Marketeer”: Luciana Esteves

É difícil sobressair por entre dezenas de currículos. A partir de certa altura, os nomes confundem-se e aquele que poderia ser o par perfeito para um projecto na calha acaba por fugir. Partindo do directório lançado pelo Clube Criativos Portugal (CCP), a Marketeer propõe conhecer melhor alguns dos talentos freelancers nas áreas da criatividade e comunicação.

Luciana Esteves é a mais recente protagonista da rubrica “Freelancer do Dia CCP by Marketeer”, que apresentará, duas vezes por semana, exemplos de quem decidiu aventurar-se por conta própria.

Qual é o trabalho que mais te orgulhas de ter feito?

Sobretudo gosto de trabalhos que tenham propósito. Uma razão de existir e não apenas uma ideia que vai para a rua sem motivo. Um dos trabalhos em que mais gostei de ter participado foi a criação do projecto “Rock in Rio Innovation Week – A tua atttude transforma”.

Uma nova unidade de negócios do Rock in Rio que traz o conceito de Edutainment (educação alinhada ao entretenimento). Porque uma aprendizagem contínua, antes de mais nada, precisa de ser prazerosa. Existem muitos summits voltados para tecnologia e inovação. Mas este evento aborda a inovação pela ótica humana.

Nós e as nossas atitudes somos os motores de inovação e das mudanças que queremos ver num mundo melhor. Um mundo melhor começa por nós mesmos. A tecnologia é apenas uma ferramenta. Um meio.

Esse é o propósito do Innvovation Week. Ajudar as pessoas a ligarem-se com o lado mais humano delas mesmas (autoconhecimento). E, consequentemente, com o seu lado mais inovador. Inovação não é um assunto de IT, é sobre pessoas. E mais do que nunca estamos a viver tudo isso na prática.

Qual é o projecto que queres fazer a seguir?

O próximo projecto é sempre o melhor projecto. Busco sempre gerar impacto positivo na vida das pessoas de alguma forma. Ser profissional de comunicação e estratega é sobre sair da nossa bolha. Tudo o que me permite vivenciar novas experiências faz-me feliz. É como um foguete sem ré.

Porque é que devem te contratar?

Porque sou uma pessoa versátil (geminiana – muitas personalidades dentro de uma mesma pessoa). Transito bem por diversas áreas e assuntos. Acumulo vivências, mas ao mesmo tempo tenho um perfil de ser eterna aprendiz. Ao longo dos anos tenho tido o privilégio de trabalhar no que mais gosto: pesquisar sobre comportamentos, tendências, entender sobre diferentes mercados, conversado com pessoas para entender os seus principais “pain points”. Estudado muito e encontrado soluções e insights que respondam a essas necessidades.

Desde quando és freelancer e porquê essa decisão?

Desde que iniciei a minha carreira em publicidade, trabalhei em grandes agências sempre como contratada (Mullen Lowe, Publicis, McCann, Grey, entre outras). Até que decidi mudar-me para Lisboa para fazer um mestrado em Gestão e Inovação Digital pela Católica Lisbon.

Desde então, tenho trabalhado em projectos a curto, médio e longo prazo para inúmeras agências e clientes. Me aprofundando ainda mais sobre a cultura portuguesa. Mais do que nunca, trabalhar como freelancer e de forma remote tem feito cada vez mais sentido e mostrado ser uma modalidade que se encaixa com o meu estilo de vida.

Quais as vantagens e desvantagens de ser freelancer?

Vantagens: conhecer novas pessoas (a principal delas), novos clientes, novas formas de trabalhar e culturas organizacionais. Deixar uma marca pessoal e a sua contribuição por onde passar. Desvantagens: incertezas de um futuro permanente (que carecem de maior planeamento financeiro e controle dos gastos). Férias não remuneradas. Para viver o propósito, é preciso aguentar o processo.

Para conhecer melhor Luciana Esteves: 

https://www.linkedin.com/in/luciana-esteves-94484627/

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