“Freelancer do Dia CCP by Marketeer”: Joana Alvarez

É difícil sobressair por entre dezenas de curriculos. A partir de certa altura, os nomes confundem-se e aquele que poderia ser o par perfeito para um projecto na calha acaba por fugir. Partindo do directório lançado pelo Clube Criativos Portugal (CCP), a Marketeer propõe conhecer melhor alguns dos talentos freelancers nas áreas da criatividade e comunicação.

Joana Alvarez (designer gráfica) é a mais recente protagonista da rubrica “Freelancer do Dia CCP by Marketeer”, que apresentará, duas vezes por semana, exemplos de quem decidiu aventurar-se por conta própria.

Qual foi a melhor coisa que já fizeste?

Vejo todos os projectos em que me envolvo como experiências de aprendizagem. Não há melhores ou piores trabalhos. Todos têm os seus desafios e existem sempre particularidades que os tornam gratificantes, cada um na sua dimensão.

Um projecto recente que me deu imenso prazer foi desenvolver o brand identity para a Pizzaria Lupita, não só por ter tido a oportunidade de criar uma estratégia para a marca, mas também pelo desenvolvimento do logótipo e ilustrações, que acabaram por ser desenhados à mão. Todas estas dinâmicas contribuíram para estabelecer uma relação interpessoal com o cliente, o que, a meu ver, torna os projectos mais interessantes.

Qual é o projecto que queres fazer a seguir?

Como freelancer, tenho desenvolvido trabalhos em diversas áreas, direccionados para diferentes tipos de público. Os trabalhos mais recorrentes relacionam-se com a restauração, hotelaria, produtores de vinho, mas também se entendem a serviços de health care e ao mundo da moda. Sinto que tenho tido pouco contacto com a área da cultura. Acredito que a cultura e a arte são essenciais para o desenvolvimento de uma identidade, desde o individual ao social, e vejo que ainda há muita coisa a fazer em Portugal nesse campo, sobretudo quando comparado com outros países da Europa. Gostava de poder contribuir para a cultura através do design.

Porque é que te devem contratar?

O Velcro Studio é um estúdio multidisciplinar com o objectivo de desenvolver identidades visuais únicas, sempre através de um olhar crítico sobre o actual. A cada projecto é adaptada uma estratégia pensada à medida, em que apresento soluções cuidadosamente ajustadas que conectam o design com a experiência do utilizador. O consumidor não é apenas alguém que compra qualquer coisa, assim como uma marca não é um logótipo. Vejo o meu trabalho como uma plataforma que aproxima as pessoas. O objectivo do Velcro Studio é criar ligações intemporais tanto a nível visual como pessoal, enquadradas na actualidade mas sem seguir a corrente.

Artigos relacionados