FNAC: 25 anos de cultura e inovação
A história da FNAC começou em 1954, quando dois amigos apaixonados por fotografia, Max Theré e André Essel, admitiram ter o desejo de criar uma empresa de comércio diferente, voltada para todos e não apenas para as elites. Os dois fundadores procuraram defender os consumidores, baseando-se na liberdade e atribuindo mais responsabilidade aos vendedores.
O ano de 1998 foi o ponto de viragem no mercado cultural e tecnológico em Portugal, com a chegada da FNAC. Reconhecida pela sua vasta oferta de produtos culturais e tecnológicos, a empresa tem mantido um compromisso contínuo com a inovação e a experiência do cliente. Este ano, celebra-se o 25.º aniversário da marca, sempre com o foco na inovação e na diferenciação.
Além disso, a FNAC assinala também dez anos de Marketplace – o primeiro com domínio português. Alcançou a fasquia das 39 lojas físicas, e quer chegar às cinco dezenas até 2030. Destaque ainda para as lojas FNAC Travel nos Aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, assim como os pontos de venda na Universidade Nova de Lisboa ou Instituto Superior Técnico (IST). A FNAC também se compromete a fomentar hábitos de leitura em Portugal, procurando aumentar os índices de leitura e ser uma voz activa sobre as causas solidárias. E assume-se como uma empresa impulsionadora de novos talentos, ao dar palco à diversidade de artistas. Já para não falar da FNAC Live, um festival de música totalmente gratuito.
«A FNAC tem sido um agente de transformação cultural em Portugal, apoiando a diversidade cultural e artística. Acreditamos que a cultura é essencial para o desenvolvimento pessoal e social, pelo que estamos comprometidos em promover o acesso de todos à cultura. Promovemos mais de 4 mil eventos gratuitos todos os anos nas nossas lojas, nos nossos 20 fóruns e também no fórum digital. Somos uma empresa de apaixonados pela tecnologia e cultura e é isso que nos move, e que acreditamos que faz a diferença na vida das mais de 600 mil pessoas que visitam mensalmente as nossas lojas», revela Inês Condeço, directora de Marketing e Comunicação da FNAC Portugal.
Já sobre sustentabilidade, a FNAC pretende reduzir as emissões de carbono em pelo menos 50% até 2025. Para isso, promove alternativas ecológicas, como veículos eléctricos e artigos recondicionados – telemóveis, computadores e outros sob a marca FNAC Restart. Em 2021, a FNAC adoptou o posicionamento “Cultiva a Diferença” – onde foram criadas campanhas voltadas para vários temas sociais, como a tolerância e a saúde mental. «No âmbito da responsabilidade social, temos procurado apoiar as mais diversas associações. Cultivamos a diferença e reconhecemos a importância de nos conectarmos com os outros.»
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Aniversário das Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 327) da Marketeer.