FCB Lisboa faz o bis no Grand Prix com distinção nos prémios sul-coreanos MadStars

Depois de trazer para Portugal o primeiro Grand Prix de sempre no Festival Internacional de Publicidade Cannes Lions, o projecto “Reconstituição Portuguesa” da FCB Lisboa soma agora mais uma distinção internacional, desta vez no MadStars da Coreia do Sul, igualmente com o maior galardão dos prémios da publicidade.

Além do Grand Prix na categoria PSA Educação, a Reconstituição Portuguesa arrecadou três ouros (Print Craft / Art Direction, Design / Publication e Pivot / Publication), uma prata (PSA Peace & Justice) e um bronze (Direct / Publication).

Inspirados na técnica de “blackout poetry”, um colectivo de poetas e ilustradores liderado pela dupla criativa da FCB Lisboa Viton Araújo e Diego Tórgo, aplicou o infame lápis azul da censura sobre as palavras da Constituição de 1933, distorcendo e subvertendo o seu sentido, rasurando e desenhando, até que dela se erguessem, apenas, poemas e ilustrações exaltando valores de Abril como humanidade, liberdade, justice e igualdade.

«É sempre bonito ver um trabalho que fala tanto de Portugal brilhar lá fora. Ganhar um Grand Prix no MadStars era um sonho antigo da FCB Lisboa. Que bom que agora se realizou», diz, em comunicado, Edson Athayde, CEO e CCO da FCB Lisboa.

A par da FCB Lisboa, também a campanha desenvolvida pela Havas Lisboa para a ONG Raparigas da Bola trouxe uma distinção em bronze destes prémios asiáticos, na categoria Not-for-profit / Charity/ Government e Media Relations.

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