Farmácias oferecem vacina contra a gripe a 150 mil pessoas
As farmácias comunitárias vão oferecer a vacinação contra a gripe a cerca de 150 mil pessoas com mais de 65 anos. O programa “Vacinação SNS Local” vai abranger cerca de 10 mil profissionais, em 2750 farmácias.
A partir de 19 de Outubro, os utentes seniores terão assim o direito a vacinar-se gratuitamente numa farmácia da sua preferência, à semelhança do que acontece nos centros de saúde. O programa tem vindo a ser testado no concelho de Loures, nos últimos dois anos, mas estende-se agora a todo o território nacional.
Em comunicado, a Associação Nacional das Farmácias (ANF) explica que a «operacionalização será feita em regime de parceria com as Câmaras Municipais, que contribuirão para o suporte desta iniciativa, o que deverá fazer subir o número de beneficiários para além deste primeiro contingente». Quanto ao fundo de emergência Abem COVID-19, da Associação Dignitude, facilitará a gestão de beneficiários, município a município, assim como o acesso à vacina por parte dos cidadãos mais carenciados.
«A rede de farmácias garante que as vacinas chegam aos cidadãos mais vulneráveis, em condições de conforto e de segurança, próximo das suas casas», afirma Paulo Cleto Duarte, presidente da ANF.