Famílias portuguesas preveem gastar menos 5,6% este Natal

Entre 143 euros em presentes, 118 euros em alimentação e bebidas e ainda 54 euros em socialização, ao todo os portugueses antecipam um gasto de 315 euros por lar, este Natal. O valor representa uma descida de 5,6% face à época natalícia de 2014, segundo os dados do estudo de Natal 2015 da Deloitte.

Nuno Netto, partner da empresa de consultoria Deloitte, explica que desde 2008 que as expectativas de orçamento para esta época têm vindo a diminuir em Portugal. Contudo, quando verificado o gasto real, o cenário já não é o mesmo. «Em 2014, o orçamento real gasto inverteu a trajectória de queda, tendo-se verificado um aumento real face ao ano de 2013.»

Apesar de a expectativa do valor a gastar este Natal ser mais reduzido, os portugueses parecem estar confiantes relativamente ao ano de 2016 e à eventual melhoria da situação económica, indica ainda o mesmo estudo. Este ano, 16% dos portugueses já classificam como positiva a situação económica do País por comparação com os apenas 7% que assim a qualificavam em 2014. Contudo, as expectativas optimistas não se reflectem nas tendências de consumo: «Cerca de 20% dos portugueses inquiridos espera diminuir o seu poder de compra para o ano de 2016, comparativamente com os 25% em relação ao ano passado.»

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...