Fajã, exéquias ou grisu: Dicionário Priberam revela as palavras mais pesquisadas

Quando não sabe exactamente o significado de uma palavra é provável que recorra a um motor de busca para obter uma resposta. O Dicionário Priberam poderá ser uma dessas escolhas e a plataforma revela as 24 palavras mais pesquisadas ao longo dos anos pelos utilizadores.

A invasão da Ucrânia pela Rússia levou muitos portugueses a pesquisar a palavra “oligarca”, fazendo desta a mais pesquisada. Os resultados deste “ranking” são obtidos através de uma colaboração entre o Dicionário Priberam e a Agência Lusa, que ajudou a ilustrar cada uma das palavras com uma foto e com uma notícia do evento que suscitou a pesquisa.

Tal como nos anos anteriores, o site integra conteúdos dos repórteres fotográficos e dos jornalistas da Lusa, que dão contexto a cada uma das palavras, e está estruturado por ordem cronológica. Em cada palavra, é possível aceder directamente ao seu significado no Dicionário Priberam, bem como ao artigo da agência Lusa sobre o evento que motivou as pesquisas.

Com duas palavras seleccionadas para cada mês, o website permite este ano, e pela primeira vez, que os seus visitantes votem nas suas palavras e imagens preferidas, bastando clicar no ícone do “coração” que está em cada uma delas.

«Mais do que qualquer termo isolado, O Ano Em Palavras ajuda a compreender o que foram os 12 meses anteriores, definidos pelos eventos que mais marcaram os milhões de utilizadores do nosso dicionário e ilustrados, com imagens e palavras, pelos repórteres fotográficos e jornalistas da Agência Lusa, que nos acompanha neste projeto pelo sexto ano consecutivo”.

As 24 palavras são:

Janeiro:

Endémico – Segundo a Agência Europeia de Medicamentos, o vírus da Covid-19 está a caminho de se tornar endémico na União Europeia.

Maioria Absoluta – Legislativas: PS alcança a sua segunda maioria absoluta e Costa pode ser 10 anos primeiro-ministro.

Fevereiro:          

Desmilitarização – Vladimir Putin diz que a invasão russa da Ucrânia tem por objectivo a desmilitarização e a desnazificação do país.

Oligarca – Reino Unido impõe sanções a oligarcas e bancos russos…

Março:  

Estagflação – A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, não vê sinais de estagflação no horizonte.

Fajã – Actividade sísmica na ilha de São Jorge dificulta o acesso a algumas fajãs.

Abril:

Genocídio – Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, acusa a Rússia de cometer genocídio.

Dogma – José Ramos-Horta, novo presidente timorense, diz que dissolução do parlamento, defendida pelo partido de Xanana Gusmão que apoiou a sua candidatura, não é dogma.

Maio:

Jubileu – Rainha Isabel II celebra jubileu de platina.

Varíola – Direcção-Geral da Saúde confirma novos casos de varíola dos macacos (monkeypox) em Portugal.

Junho:

Incumprimento – Rússia entra em incumprimento de pagamento de dívida pela 1.ª vez em 100 anos.

Madragoa – O bairro da Madragoa vence as Marchas Populares de Lisboa.

Julho:

Anos-luz – Primeiras imagens coloridas do telescópio James Webb incluem as de uma nebulosa brilhante a cerca de 7.600 anos-luz da Terra.

Exéquias – Morre o antigo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos; família e representantes do Estado angolano negoceiam exéquias.

Agosto: 

Monções – Inundações no Paquistão, causadas pelas chuvas das monções, deixam quase mil mortos e 30 milhões de pessoas atingidas.

Politização – UNITA lamenta politização e tratamento dado aos restos mortais de Eduardo dos Santos na trasladação para Luanda.

Setembro:

Monarca – Morte da monarca inglesa, Isabel II, aos 96 anos.

Bicentenário – Marcelo Rebelo de Sousa participa nas comemorações do bicentenário da independência do Brasil.

Outubro:

Repressão – Mais de uma centena de mortos na repressão de protestos no Irão, após a morte de uma mulher detida pela polícia da moralidade.

Grisu – Explosão em mina de carvão na Turquia, por possível acumulação de grisu, provoca vários mortos.

Novembro:

Polarização – Eleições presidenciais no Brasil geram polarização política.

Prevaricação – Ministério Público acusa Miguel Alves, antigo presidente da Câmara de Caminha e ex-secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, de prevaricação.

Dezembro:

Hat Trick – Portugal chegou aos quartos do mundial de futebol do Qatar com uma goleada e um hat trick (mas não foi mais além).

Intempérie – Intempérie afecta Área Metropolitana de Lisboa.

Artigos relacionados