Fado dá o mote a novo concurso de talentos 

Depois de sete edições bem-sucedidas de EDP Live Bands, a empresa de energia juntou-se à Everything is New para lançar mais um concurso de talentos. ‘EDP Tanto Fado’ é o nome do concurso que quer descobrir novos talentos da música num dos estilos mais populares do País, o fado.

Através deste concurso, os participantes poderão revelar os seus dotes e a sua alma de fadista e ganhar uma oportunidade de projecção no meio musical. O vencedor da primeira edição desta iniciativa irá actuar no palco EDP Fado Café na próxima edição do NOS Alive e gravar um álbum com a Sony Music Portugal.

Recorde-se que a EDP tem o seu percurso, enquanto Energia Oficial da Música, marcado pelo apoio a diversas iniciativas ligadas a este estilo musical, dando nome ao palco EDP Fado Café no festival NOS Alive, e associando-se ao Festival Fado Madrid, Barcelona, Sevilha, Perú, Lima, Rio de Janeiro e São Paulo. «Quando o fado viaja pelo mundo, tem um público que não são os nossos compatriotas mas os locais», salienta Álvaro Covões, fundador da Everything is New.

«A criação do concurso ‘EDP Tanto Fado’ vem reforçar a estratégia de apoio à música e à cultura portuguesa, dois pilares estratégicos da marca EDP, e surge numa altura em que estas iniciativas são cada vez mais importantes para este sector. Queremos mais uma vez dar voz e palco a novos talentos nacionais, desta vez, na área do fado», afirma Teresa Loreto, directora de marca da EDP.

As inscrições para o concurso ‘EDP Tanto Fado’ abrem hoje, 29 de Outubro, e podem ser feitas no site edp.com/edptantofado até 26 de Novembro através do envio de um tema em formato vídeo. O público poderá votar nos seus artistas favoritos até 29 de Novembro. Os 12 semifinalistas serão anunciados no dia 2 de Dezembro e devem submeter um tema adicional para nova votação (entre 4 e 10 de Dezembro), pelo público e pelo júri do concurso. Daqui resulta a escolha dos oito finalistas (revelados a 11 de Dezembro) que irão actuar na grande final, a 20 de Dezembro no Campo Pequeno.

edp fado
Álvaro Covões, Teresa Loreto e Carminho

Nesta iniciativa a EDP e a Everything is New contam com a fadista Carminho como embaixadora. A artista fará parte de um workshop exclusivo com os finalistas e irá actuar na grande final. «É uma grande honra ser embaixadora e poder inspirar talentos», disse ao início da tarde em conferência de imprensa, lembrando que este é um estilo musical que precisa de muito amor e que precisa de ser sentido «com paixão». Sublinha ainda que os prémios, tanto a gravação do álbum como a actuação no NOS Alive, são uma «grande rampa de lançamento e um grande desafio».

Esta iniciativa conta ainda com parcerias com a Sony, a TVI e a TSF e com o apoio do Museu do Fado. A campanha de comunicação multimeios para divulgar a iniciativa arranca amanhã.

Texto de Maria João Lima

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...